PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Após onda de frio de -5,8ºC, temperaturas no RS podem chegar a 30 graus no fim de semana no rio grande do sul
21/07/2021 21:51 em tempo
Após frio de -5,8ºC, temperaturas no RS podem chegar a 30 graus no fim de semana
Depois de registrar o maior frio do ano no estado nesta terça-feira (20), o Rio Grande do Sul pode ter temperaturas acima de 30 graus no fim de semana. De acordo com a Somar Meteorologia, a semana deve ter geada em pontos da Fronteira Oeste, Campanha e nas regiões Central e Serra, mas calor no sábado (24) e até chuva no domingo (25).
Vacaria, na serra gaúcha, registrou -5,8ºC antes do amanhecer desta terça. É a temperatura mais baixa já observada em 2021 no RS.
Outras cidades, como Quaraí, Serafina Corrêa, São Gabriel e Bagé, também tiveram temperaturas negativas. Por isso, houve geada em diversas regiões do estado, da Fronteira Oeste à Serra.
Ao longo dos próximos dias, o frio deve permanecer. Não com temperaturas tão baixas, mas, ainda assim, com características típicas do inverno gaúcho. A umidade do ar volta a cair no meio da tarde e os valores ficam abaixo dos 30% nas faixas noroeste e norte.
Porém, já para o fim de semana, o tempo muda. Porto Alegre pode ter 27ºC, enquanto que cidades do noroeste como Santa Rosa, Iraí, Alecrim, Horizontina e Três Passos podem chegar aos 30ºC.
"O tempo voltou a ficar firme, então o sol vai ganhando cada vez mais força e o frio vai passando mesmo. E os ventos de norte, no fim de semana, começam a ganhar mais força, que é uma condição que a gente chama de pré-frontal. Isto porque, entre segunda e terça-feira, deve avançar outra frente fria no estado, e é normal, antes da passagem de uma frente fria, as temperaturas subirem um pouco", explica o meteorologista Fábio Luengo.
É possível que, neste período, sejam registradas grandes amplitudes térmicas, que é a grande diferença entre a mínima e a máxima temperatura registrada em uma cidade. O meteorologia alerta às pessoas que têm problemas respiratórios com a baixa umidade do ar nesses dias.
"É o efeito-cebola. Sai de casa, de manhãzinha, todo agasalhado, à tarde tira as camadas de agasalho, e à noite põe de novo. Isso é comum alguns dias após a frente fria, porque a massa de ar frio ainda vai estar atuando, mesmo que fraca, e o sol consegue elevar as máximas durante a tarde", explica Fábio.
Fonte G1 RS
COMENTÁRIOS