PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Com vento de 118km/h, temporal deixa pessoas feridas, casas sem luz e provoca queda de árvores
28/02/2022 12:25 em tempo

Depois de uma tarde abafada, com os termômetros chegando a 37°C, chuvas e fortes ventos são registrados na região de Santa Maria. A intensa ventania chegou causando estragos em alguns municípios. No centro e em diversas regiões de município, há registros de falta de energia elétrica, casas e prédio destalhados, além de árvores caídas em vias. 

 

Segundo o meteorologia Gustavo Verardo, do Baroclima, o vento chegou a 118km/h no final da tarde deste domingo. A ventania também foi registrada em outras cidades da região que, como Santa Maria, também tiveram o céu tomado por raios. 

 

ESTRAGOS

Na Região Norte, noBairro Carolina, uma árvore caiu sobre o telhado de uma casa na Rua Raimundo Correa. Quatro pessoas, três adultos e uma criança, estavam na casa na hora da queda. A criança e dois adultos ficaram feridos e foram socorridos pelos bombeiros, e logo levados para atendimento médico. Os quatro ficaram em estado de choque. Árvore caiu sobre casa na Carolina 


Na Olavo Bilac, o telhado de uma casa voou na rua. Na Rua Appel, em frente a um hotel, também houve queda de uma árvore sobre um poste e, com isso, vários cabos de energia elétrica foram arrebentados. O trânsito na rua também está bloqueado na noite deste domingo. Telhado saiu inteiro de casa na Rua Olavo Bilac. Segundo moradores, ninguém morava no imóvel

Próximo às 19h15min, uma árvore caiu entre as ruas Riachuelo e Pinheiro Machado, no Centro. O trânsito na Riachuelo está bloqueado. Outra árvore caiu em um das vias da Rua Silva Jardim, próximo a Rua Euclides da Cunha. O trânsito é lento no local. Há registros de queda de árvores, postes e fios também no Bairro Tancredo Neves, na Região Oeste, que exige um cuidado redobrado dos motoristas.  

No Shopping Praça Nova, parte do teto de uma loja desabou, entrando água no estabelecimento. Ninguém ficou ferido: SEM ENERGIA ELÉTRICA

Vários bairros na área central e na Região Oeste da cidade estão sem energia elétrica. O número de casas sem energia elétrica já soma 30 mil em Santa Maria. A informação foi confirmada pela empresa RGE, que já trabalha para restabelecer a energia em diversos locais do município. Ainda não há uma previsão de retorno do serviço.

A RGE alerta para que ninguém tente fazer consertos por conta própria, tampouco toque em fios rompidos os quaisquer equipamentos da rede, pois não há como saber se estão energizados ou não.

SEM ÁGUA 
Com o temporal, uma válvula que faz a regulagem da pressão de uma das adutoras da Corsan que abastece a Região Oeste ficou desregulada. Com isso, liberou mais pressão de água e uma parte da tubulação rompeu. Enquanto há o conserto, cerca de 12 mil casas ficam sem água, principalmente Nova Santa Marta, Pinheiro Machado e Tancredo Neves. 

PREVISÃO
O risco de temporais já era apontado como uma possibilidade em decorrência do avanço de uma frente fria no Estado. 

- Há condições para chuva forte localizada acompanhada de rajadas de vento de até 70km/h entre segunda e terça-feira. O tempo segue instável com condições para pancadas de chuva até a quarta-feira - reforça.

Entretanto, para quinta e sexta-feira, a previsão é de sol entre poucas nuvens. Ainda segundo Verardo, o calor deve gerar áreas de instabilidade no final de semana, que favoreceram a ocorrência de pancadas isoladas de chuva.DEMAIS MUNICÍPIOS

Em Caçapava do Sul, foi registrada queda de granizo na noite deste domingo. Em Faxinal do Soturno, os bombeiros atenderam ocorrências de casas destelhadas, foram cinco no interior, na Linha Saxônia, e duas na cidade, uma na Vila Medianeira e a outra na São Luiz. Em Santiago, houve queda de árvore na BR-287, deixando o trânsito bloqueado em direção a Nova Esperança do Sul. Em São Gabriel também houve queda de árvores, mas segundo os bombeiros, não chegaram a causar bloqueios ou estrados. 

PRECISA DE AJUDA? 
Em caso de alagamentos ou situações de risco, acione a Defesa Civil pelos telefones (55) 3222-5192 e (55) 99110-7940, os Bombeiros pelo 193 ou o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) pelo 153 ou pelo WhatsApp (55) 99167-4728 e (55) 99167-8452. 

COMO RELATAR FALTA DE ENERGIA
Em caso de falta de energia, chame a RGE através de um dos canais de atendimento:

  • SMS: Se o problema for falta de energia, envie um SMS com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
  • Whatsapp: 51 999550002
  • Site: www.rge-rs.com.br
  • App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
  • Call Center: 0800 970 0900 fonte Diário de Santa Maria

 

COMENTÁRIOS