PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
ATENCAO URGENTE SANTA MARIA DESOBRIGADO O USO DA MÁSCARA EM AMBIENTES AO AR LIVRE!
17/03/2022 10:49 em saude
DESOBRIGADO O USO DA MÁSCARA EM AMBIENTES AO AR LIVRE!
A partir de hoje, após a publicação do decreto número 56.422 do governo do Estado, elaborado a partir de nota técnica do Comitê Científico e do Centro de Operações e Emergência em Saúde (COE) do Rio Grande do Sul, fica desobrigado o uso da máscara de proteção em ambientes ao ar livre da nossa cidade.
Mas, atenção! O uso da máscara em espaços fechados continua sendo obrigatório e há recomendação de uso nas seguintes situações:
Locais abertos para pessoas com maior vulnerabilidade e/ou comorbidades.
Locais que prestam atendimentos de saúde, mesmo em área externa (como farmácias, laboratórios e hospitais).
Ambientes ao ar livre com alta concentração de pessoas (shows e estádios de futebol, por exemplo).
Situações de alto risco, como quando estiver a menos de um metro de distância das demais pessoas e em locais com grande número de pessoas sem esquema vacinal completo
Vale lembrar que é muito importante que toda a população complete o ciclo vacinal, para reforçar a imunização contra o coronavírus.
Confira todas as informações no site da Prefa: bit.ly/3CPHfY8 Entretanto, devido à situação epidemiológica, a utilização da proteção contra a Covid-19 segue recomendada para pessoas com comorbidades ou com sintomas gripais mesmo em ambientes abertos. Em espaços fechados, o uso da máscara segue obrigatório

A Prefeitura de Santa Maria informa que adota, de forma automática, todas as alterações normativas e demais regras definidas pelo governo do Estado por meio do decreto número 56.422, elaborado a partir de nota técnica do Comitê Científico e do Centro de Operações e Emergência em Saúde (COE) do Rio Grande do Sul. O documento foi publicado nesta quarta-feira (16). Desta forma, passa a ser desobrigado o uso da máscara em ambientes ao ar livre. A novidade já está em vigência. 

Entretanto, conforme texto divulgado pelo Governo do Estado, "o uso de máscara ao ar livre segue recomendado, sem punição em caso de não utilização, a pessoas com maior vulnerabilidade (não vacinadas ou sem a dose de reforço, com doenças autoimunes, que usam medicamentos imunossupressores ou realizando tratamento de câncer ou com doenças crônicas descompensadas, entre outros), em ambientes ao livre com alta concentração de pessoas (estádios de futebol, por exemplo) e ainda em locais que prestam atendimentos de saúde, mesmo em área externa (como farmácias, laboratórios e hospitais)". Além disso, ainda de acordo com o texto, "fica recomendado o uso da máscara em outras situações de alto risco, como quando estiver a menos de um metro de distância das demais pessoas e em locais com grande número de pessoas sem esquema vacinal completo".

O uso da máscara em espaços fechados continua sendo obrigatório. 

VACINAÇÃO

A Prefeitura de Santa Maria reforça que a população deve completar o ciclo vacinal, a fim de reforçar a imunização contra o coronavírus. Diariamente, a Secretaria Municipal de Saúde organiza ações de aplicação das doses, tanto para adultos quanto para crianças. Saiba onde e quando se vacinar por meio do site da Prefeitura, em Agenda de Vacinação.

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria 

Documentos

 
COMENTÁRIOS