PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
O Deputado Beto Fantinel recebeu em seu gabinete a comitiva de vereadores de Santa Maria
24/03/2022 12:30 em saude

O Deputado Beto Fantinel recebeu em seu gabinete a comitiva de vereadores de Santa Maria para tratar sobre os novos serviços ofertados pelo Hospital Regional ainda no primeiro semestre de 2022. 

Os vereadores Alexandre Vargas, Adelar Vargas (Bolinha) e Admar Pozzobom, estiveram em Porto Alegre, conversando sobre as cirurgias de traumato-ortopedia e de neurologia que, fazem parte de uma nova fase da saúde pública de Santa Maria e região. 

Uma parceria entre o parlamentar e os edis, resultou em um significativo avanço em conjunto com a Secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, referente a demanda reprimida nestas especialidades, agravada em decorrência dos altos índices de Covid-19, no fim do ano passado (período inicialmente previsto para a disponibilidade destes serviços). 

O hospital oferece cirurgias, exames e consultas nas especialidades de cirurgia geral e cirurgia vascular e, a partir de abril inicia o contrato na área de traumato-ortopedia, o qual contará com 40 cirurgias/mês, além das 240 consultas e exames necessários para contemplar toda a linha de cuidado. Ainda, no mesmo período, o hospital dará início ao serviço de cirurgia torácica, que possui um contrato de 10 operações/mês e toda a linha de cuidado na área.

Os serviços na área de neurologia devem abrir as portas para a comunidade no mês de maio, outra conquista importante, fruto de um esforço intenso e coletivo. De acordo com o deputado Beto Fantinel, agora há uma perspectiva para a região poder usufruir de serviços essenciais como traumato-ortopedia e neurologia em Santa Maria e, isso se deve ao diálogo, compromisso e responsabilidade por parte dos vereadores que estiveram juntos neste pleito e, principalmente, pela sensibilidade da secretária Arita.

Outra pauta em discussão foi a reavaliação das planilhas de remunerações defasadas do IPE Saúde, para evitar o rompimento de contratos e a interrupção dos serviços aos usuários.

COMENTÁRIOS