PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
URGENTE - A semana deve começar com um cenário teoricamente perigoso entre a Argentina, Uruguai e Centro-Sul do Rio Grande do Sul, segundo boletins meteorológicos
24/04/2022 18:17 em tempo
URGENTE - A semana deve começar com um cenário teoricamente perigoso entre a Argentina, Uruguai e Centro-Sul do Rio Grande do Sul, segundo boletins meteorológicos que estão sendo emitidos pelos órgãos responsáveis de meteorologia.
O evento pode ser considerado um dos mais perigosos já projetados por modelos meteorológicos até o momento, levando em consideração o tornado em Xanxerê-SC no dia 20 de Abril de 2015, o tornado de Dolores, no Uruguai, em 15 de Abril de 2016 e o catastrófico tornado na cidade uruguaia de Fray Marcos de 21 de Abril de 1970.
Diante da forte corrente dos Jatos em Baixos Níveis (JBN) entre essa noite e madrugada de segunda-feira (25), transportando ar quente e úmido para o Centro da Argentina e o Uruguai, as instabilidades irão explodir em poucos minutos em ambas as regiões, não se descartando "episódios isolados de vento muito localizado e destrutivo", segundo informa a MetSul Meteorologia.
Esse evento pode gerar supercélulas de tempestades, sendo algumas com rotação, trazendo o risco de atividade tornádica, principalmente na Argentina e Uruguai, tendo uma menor chance para o Rio Grande do Sul.
Segundo informações do Instituto Uruguaio de Meteorologia (INUMET), as tempestades serão fortes, sendo pontualmente severas, se estendendo até a noite de terça-feira (26) com chuvas e temporais isolados, aumentando de intensidade durante a manhã de quarta-feira (27) e melhorando de forma gradativa no decorrer da noite no setor Sul do Uruguai.
Já o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina classifica o evento como nível amarelo, ou seja, existe a possibilidade de fenômenos meteorológicos com capacidade de dano e risco de interrupção momentânea das atividades diárias.
Prevots, MetSul Meteorologia, Inumet e SMN
FONTE Conexão GeoClima
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!