PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SANTA MARIA Prefeitura faz fumacê contra o Aedes aegypti em dois bairros da cidade na manhã desta terça-feira bairros Pinheiro Machado e do Tancredo Neves
09/05/2022 22:08 em saude

No reforço das ações em combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura, por meio da Superintendência de Vigilância Ambiental em Saúde, em parceria com a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), vai fazer, na manhã desta terça-feira (10), um fumacê em ruas dos bairros Pinheiro Machado e Tancredo Neves. O serviço consiste na pulverização de inseticida contra o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. 

A ação está marcada para começar às 7h30min e deve seguir até as 13h. A recomendação é que moradores fechem bem portas e janelas no momento que a caminhonete passar em frente às residências. E também recolham roupas do varal, para que não sejam atingidas pelo inseticida. 

O indicado é que as casas fiquem fechadas por, no mínimo, 20 minutos após a passagem do fumacê. Nas residências onde morem pessoas com problemas respiratórios, a recomendação é manter tudo fechado por até uma hora.

TRAJETO
No bairro Pinheiro Machado, a passagem do veículo que pulveriza o inseticida contra o Aedes aegypti vai ser entre as ruas Pedro Luís da Silva e Rua Macapá, e por todas as quadras entre as ruas João Lino Preto, Rio Branco e Rio Grande do Norte. Já no Bairro Tancredo Neves, o fumacê passa pela Avenida Paulo Lauda, entre as ruas Roberto Noal e Geraldo Balconi, até a Rua Pedro Luís da Silva.

As vias destes bairros foram escolhidas para esta ação devido ao número de casos confirmados ou em suspeita de dengue em Santa Maria. Uma caminhonete da 4ª CRS está equipada para fazer o fumacê, que consiste na pulverização em ultrabaixa dosagem do inseticida contra o Aedes aegypti. O objetivo é atingir os mosquitos já adultos, que voam.

Acesse aqui o boletim epidemiológico da dengue.

COMBATE AO MOSQUITO
Além do fumacê, agentes da Superintendência de Vigilância Ambiental em Saúde fazem visitas às residências em busca de criadouros do Aedes aegypti e para dar orientações à população sobre como evitar focos do mosquito. Os funcionários da Prefeitura estão sempre devidamente identificados com coletes e crachás.

A dengue é uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e os sintomas incluem febre alta, dor no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça e dor atrás dos olhos, além de manchas pelo corpo em alguns casos. O método mais eficaz para evitar a contaminação é impedir a circulação do mosquito.

Evite o mosquito:
– Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
– Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;
– Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;
– Mantenha tampados tonéis e barris de água;
– Guarde garrafas de cabeça para baixo;
– Recolha seus resíduos;
– Use repelente;
– Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina);
– Atenção às piscinas, especialmente as de plástico
– Para denúncias de locais com água parada, ligue para (55) 3921-7159

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Foto: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

COMENTÁRIOS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE