PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ciclone, rajadas intensas de vento, ar polar e geadas no Sul do Brasil
08/06/2022 13:32 em tempo

As rodadas dos modelos já fazem algum tempo que mostram a formação de uma grande frente fria sobre o Brasil que irá contribuir para chuvas, pancadas e temporais em parte das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, principalmente nos estados do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, que nesta época do ano, não é muito comum eventos de precipitação.Além disso, a incursão de uma intensa massa de ar polar e a atuação do ciclone extratropical associado à frente fria também estão bastante consistentes entre as rodadas de previsão. O que traz uma confiança maior na ocorrência do cenário previsto.

Assim, aqui vamos dar destaque aos efeitos do ciclone extratropical, para as temperaturas negativas e para a formação de geada na Região Sul.Na sexta-feira (10) um ciclone extratropical se forma no oceano a sudeste do Rio Grande do Sul e irá contribuir para intensas rajadas de vento no sul e toda a faixa litorânea gaúcha e no litoral sul de Santa Catarina, além de ajudar a impulsionar o ar polar pelo centro-sul do Brasil.Ao longo da sexta-feira (10), os ventos aumentam de intensidade, sendo no período da manhã com rajadas máximas de 60 km/h, no período da tarde de 85 km/h e no período da noite de até 100 km/h.No sábado (11) os ventos continuam, mas perdem intensidade, com rajadas de até 65 km/h. A partir do fim do dia, há o aumento da circulação e as rajadas de vento podem atingir os 85 km/h. Essa condição se mantém até a madrugada do dia seguinte.

No domingo (12), o ciclone extratropical começa a se afastar e já não traz potencial para ventos intensos no leste do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina.

Massa de ar polar, temperaturas negativas e alerta de geadas abrangentes

O frio já está fazendo parte de boa parte da Região Sul, no entanto, a incursão de uma intensa massa de ar polar na sexta-feira (10) trará condições semelhantes as observadas no mês de maio. Temperaturas negativas e geadas abrangentes.

Com o avanço gradativo do ar polar, as temperaturas mínimas na sexta-feira (10) ocorrem no período da noite. No Rio Grande do Sul, previsão de 3°C a 5°C na Campanha, no Oeste, Região Central e Norte, de 6°C a 8°C no Sul, Missões e região metropolitana de Porto Alegrede 2°C a 3°C na Serra e de 9°C a 11°C no Litoral Norte.

Fim de semana gelado com temperaturas mínimas em torno de 0°C em várias localidades e formação de geadas abrangentes.

Em Santa Catarina, de -1°C a 1°C na Serra, de 3°C a 7°C no Planalto, de 5°C a 8°C no Meio-Oeste, 11°C a 14°C em toda a faixa leste de sul a norte.

No Paraná, as mínimas variam de 7°C a 11°C no Sul e Sudoeste, de 9°C a 13°C no Oeste, de 11°C a 14°C no centro-norte, de 10°C a 11°C na região metropolitana de Curitiba e 16°C a 17°C no litoral.

Temperaturas em 0°C e negativas

No sábado (11), as temperaturas de 0°C ocorrem pontualmente em mais áreas como no Norte e Serra do Rio Grande do Sul, no Planalto Catarinenses e no extremo sul do Paraná. Valores negativos estão previstos, no momento, somente na Serra Catarinense.No domingo (12), valores próximos de 0°C e negativos tem maior abrangência nos Campos de Cima da Serra e no extremo norte do Rio Grande do Sul, na Serra e Planalto Catarinense e no extremo sul do Paraná.

Avisos de geada

Tanto no sábado (11) quanto no domingo (12) há risco de geadas de fraca intensidade no Sul, Oeste e Missões do Rio Grande do Sul, no Oeste e Vale de Santa Catarina e no Sudoeste do Paraná.Geadas de moderada a forte intensidade na Campanha, Serra e extremo norte do Rio Grande do Sul, na Serra e Planalto de Santa Catarina e no extremo sul do Paraná.                                        FONTE Tiago Robles

 

 https://www.tempo.com/

COMENTÁRIOS