PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
FRENTE QUENTE TRARÁ CHUVA FORTE, RAIOS E GRANIZO NO INÍCIO DO INVERNO
20/06/2022 20:51 em tempo

O último dia do outono astronômico no Rio Grande do Sul é de céu azul, muito sol e começou com frio intenso e marcas abaixo de zero, embora a previsão aponte uma tarde agradável com máximas ao redor de 20ºC em muitas cidades. O primeiro dia do inverno, entretanto, será com chuva, raios e risco de temporais isolados

A MetSul Meteorologia alerta para o risco de chuva localmente forte a torrencial e de temporais isolados no Rio Grande do Sul entre esta terça (21) e a quarta-feira (22). A instabilidade será consequência do avanço de ar quente, trazido por uma corrente de jato (vento) nos baixos níveis da atmosfera e que, ao encontrar o ar frio sobre o território gaúcho, vai gerar uma frente quente com chuva.

Junho, a propósito, é o mês com maior frequência de frentes quentes entre todos no ano no território gaúcho. Frentes quentes muitas vezes trazem chuva forte a intensa com altos volumes e ainda muitos raios e ocorrência de granizo. Em alguns episódios no passado causou vendavais e em situações mais extremas no passado até tornados frentes quentes provocaram, embora neste episódio de instabilidade de agora não se antecipe tempo severo generalizado e um risco apenas marginal de tempestades severas de caráter isolado. Para o Norte gaúcho, modelos numéricos de previsão do tempo indicam temperatura em 850 hPa (nível de pressão correspondente a 1.500 metros de altitude) de 16ºC para o final da terça, valor 7ºC maior do que era mostrado para o começo desta segunda. Para o Meio-Oeste de Santa Catarina, os modelos indicam quase 18ºC no nível de 850 hPa, valor muito acima dos 9ºC das primeiras horas desta segunda.

A corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera, originada na Bolívia, vai avançar até a Metade Norte do Rio Grande do Sul e trará o ar mais quente em altitude que garantirá energia para formação de nuvens mais carregadas que trarão chuva localmente forte a intensa e ainda temporais de caráter localizado entre amanhã e quarta. CHUVA CHEGA NESTA TERÇA O tempo vira no Rio Grande do Sul durante esta terça-feira. A nebulosidade aumentará muito e o tempo vai se instabilizar com chuva no decorrer do dia.  A mudança do tempo tem início na Metade Oeste ainda no começo da terça-feira e a instabilidade rapidamente avança para Leste até o período da manhã, tomando conta do território gaúcho. Alerta-se para o alto risco de chuva localmente forte a torrencial com queda de raios e para a possibilidade elevada de queda isolada de granizo. Não podem ser descartados temporais em pontos localizados com vento muito forte.

Na quarta, o tempo segue instável. Muitas nuvens persistem sobre o Rio Grande do Sul e ainda chove em diversas regiões no decorrer do dia. Permanece o risco de chuva localmente forte com raios e ocasional queda isolada de granizo. Na Metade Norte, entretanto, pela influência do ar mais quente trazido pela corrente de jato em baixos níveis, o sol pode aparecer com nuvens em parte do dia em diversas cidades com maior aquecimento. Gradualmente, porém, a frente passa de quente para fria à medida que ar mais frio avança de Sul. Na quinta, muitas nuvens permanecem sobre as Metade Norte e Leste do Rio Grande do Sul com chance de chuva em diferentes pontos, mas a instabilidade não será generalizada como entre amanhã e quarta. A probabilidade maior de chover é no Norte gaúcho pela ação da agora frente fria. Na sexta, a instabilidade persiste no Norte do Rio Grande do Sul enquanto na maior parte do estado gaúcho o sol aparece com nuvens.

CHUVA SERÁ VOLUMOSA NA METADE NORTE GAÚCHA A chuva deve ter altos volumes em parte do Rio Grande do Sul com acumulados de 50 mm a 100 mm em diversos municípios gaúchos e com possibilidade de marcas mesmo de 100 mm a 150 mm de forma localizada (isoladamente superiores) em algumas áreas do interior, especialmente entre o Centro e o Norte gaúcho.

Todos os modelos numéricos convergem em indicar que os maiores acumulados se dariam na Metade Norte, caso do modelo europeu ECMWF. Cenário muito semelhante é apontado pelo modelo meteorológico alemão Icon. As projeções dos modelos globais são corroboradas pelo modelo regional de alta resolução da MetSul WRF de 4 km que aponta acumulados altos de precipitação para a Metade Norte gaúcha com marcas acima de 100 mm em diferentes pontos e mesmo acima de 150 mm de forma muito isolada.

Embora os modelos em sua maioria não indiquem volumes elevados para a Grande Porto Alegre, tal possibilidade não pode ser descartada. Há risco de chuva por vezes forte a intensa na região metropolitana da capital gaúcha nesta terça e ainda na quarta, especialmente na primeira metade do dia na quarta. RISCO DE TEMPORAIS A instabilidade pode trazer ainda temporais isolados com ocorrências de raios. Não se prevê um cenário de tempo severo generalizado e quaisquer ocorrências de temporais tendem a ser isoladas. Apesar de não se afastar vento forte localizado, o maior risco neste tipo sistema que atuará a partir desta terça é queda isolada de granizo. A região com maior possibilidade de tempestades isoladas inclui a Metade Norte gaúcha, o Oeste e o Meio-Oeste catarinense. (Com foto de capa de Denis Goerl/Arquivo)

fonte MetSul Meteorologia 

COMENTÁRIOS