PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
ALÍVIO DA UMIDADE | Quatro dias de inverno, quatro dias de chuva e umidade. Há, contudo, boas notícias.
24/06/2022 19:06 em tempo

O inverno chegou nesta sexta-feira ao seu quarto dia e os gaúchos tiveram o quarto dia seguido de tempo fechado, instabilidade e chuva. Desde a terça-feira, dia que marcou o começo da estação, o Rio Grande do Sul enfrenta uma sequência de jornadas cinzentas e elevada umidade relativa do ar com chuva e temporais. Houve tempestades de granizo, que em algumas cidades chegou a acumular pela grande quantidade de gelo. Em Vacaria, mais de 1,6 mil residências tiveram danos pelo granizo. E ainda ocorreram vendavais isolados e um possível tornado no interior de São Francisco de Paula, nos Campos de Cima da Serra, que não deixou estragos ou feridos.

Os acumulados de chuva desde o começo da semana até a tarde desta sexta-feira atingiam 190 mm em Passo Fundo, 183 mm em Vacaria, 165 mm em Água Santa, 156 mm em Lagoa Vermelha, 137 mm em Erechim, 128 mm em Alpestre, 104 mm em Cambará do Sul, 103 mm em Tupanciretã, 102 mm em Pinhal da Serra, e 100 mm em São Francisco de Paula. O Oeste, o Sul e áreas de entorno da Lagoa dos Patos, ao contrário, tiveram pouca chuva com acumulados entre 10 mm e 30 mm na maioria das cidades. Em Porto Alegre, embora o tempo instável persistente desde a terça-feira, a chuva no período acumulou apenas 15 mm a 25 mm na maioria dos bairros da cidade. Mais ao Norte na região metropolitana, entre Canoas e o Vale do Sinos, choveu mais com acumulados de 30 mm a 50 mm.

O tempo instável por muitos dias seguidos ocorre pelo Rio Grande do Sul estar entre uma massa de ar quente ao Norte e outra muito fria ao Sul. Enquanto o Paraná registrava máximas entre 25ºC e 30ºC na tarde desta sexta-feira, cidades do Sul gaúcho anotavam apenas 11ºC a 13ºC. Mais ao Sul, às 15h a temperatura era de 11ºC no Aeroporto de Carrasco (Montevidéu) e de 12ºC no Aeroporto de Ezeiza (Buenos Aires). Esta sexta-feira marcou também mais um dia de umidade extremamente alta para os gaúchos. No meio da tarde, às 15h, estações oficiais indicavam índices de umidade relativa do ar de 100% em Cambará do Sul, Caçapava do Sul e Santa Maria, 99% em Canela e Encruzilhada do Sul, 98% em São Borja, Caxias do Sul, Canoas e São Luiz Gonzaga, 97% em Porto Alegre, Soledade e Bento Gonçalves, 96% em Serafina Correa, Jaguarão e Cruz Alta, e 95% em Livramento, Rio Pardo, Santo Augusto e Teutônia. A boa notícia é que a umidade gradualmente começa a diminuir neste sábado. A má é que o tempo não abre muito e o fim de semana no Rio Grande do Sul, mesmo com o avanço de uma massa de ar frio, ainda deve ter muitas nuvens.

O Rio Grande do Sul terá mais um dia de abundante nebulosidade neste sábado com céu nublado a encoberto na maioria das cidades. Chove e garoa ainda em parte do dia junto ao Nordeste gaúcho. Por isso, Porto Alegre que terá um sábado de muitas nuvens ainda pode ter chuva leve ou garoa entre a madrugada e de manhã. Embora o tempo fechado em muitas cidades, aberturas de sol entre as nuvens devem ocorrer em parte do Estado, em especial à tarde.

fonte MetSul Meteorologia 

COMENTÁRIOS