PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
ACREDITE JA CAIU NEVE NO RS em Santana do Livramento
18/08/2022 19:25 em tempo
Neve em Santana do Livramento
Uma massa de ar frio de origem polar de forte intensidade avança pelo Brasil com acentuado declínio da temperatura. A temperatura despencou no Rio Grande do Sul entre a madrugada e a manhã de hoje com a chegada do ar frio que veio acompanhada, como previsto, por rajadas de vento forte e que atingiram até 60 km/h na área de Porto Alegre.
No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a tarde desta quinta-feira foi muito fria. Na Serra e nos Campos de Cima da Serra, no Nordeste gaúcho, onde o tempo estava mais fechado com nebulosidade e precipitação em vários pontos, as marcas eram baixíssimas no período da tarde.
Às 15h, estações oficiais indicavam tão-somente 2,6ºC em São José dos Ausentes, 3,5ºC em Cambará do Sul, 4,9ºC em Canela, 5,1ºC em Vacaria, 6,0ºC em Caxias do Sul, 7,0ºC em Lagoa Vermelha, 7,3ºC em Bento Gonçalves e 9,3ºC em Canguçu. No horário, a temperatura medida em Porto Alegre foi de 12,5ºC no Jardim Botânico e 13,2ºC no aeroporto.
NEVE E CHUVA CONGELADA: Livramento registrou precipitação tanto de chuva congelada como de pelotas de neve. O registro da precipitação de neve granular foi feito no Clube Campestre da cidade da fronteira com o Uruguai por associados que praticavam golfe por volta das 16h desta quinta.
Os uruguaios e argentinos denominam este fenômeno de “granizo blando”, embora tecnicamente não seja granizo por não se originar em nuvens de tempestade. É normal que em dias gelados possam ocorrer diferentes tipos de precipitação invernal e mesmo com temperatura mais alta em superfície pelo perfil vertical muito gelado da atmosfera e ainda seco que favorece a conservação parcial ou total dos flocos que deixam as nuvens.
Veja o vídeo:
Fonte: MetSul Meteorologia
COMENTÁRIOS