PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
COMEÇO DE UMA SEQUÊNCIA DE TARDES QUENTES E DE CALOR
24/08/2022 13:09 em tempo

Há 38 anos, em 24 de agosto de 1984, caía neve em Porto Alegre e muitas cidades do Rio Grande do Sul durante a tarde em episódio inesquecível para milhões de pessoas. Não será frio, porém, que os gaúchos terão hoje e nas próximas tardes sob o domínio de uma massa de ar quente. O calor vai se fazer presente e tende a aumentar até o final da semana. Os mapas abaixo mostram a projeção de anomalia (desvio da média) da temperatura no nível de 850 hPa (a 1.500 metros de altitude), a partir do modelo meteorológico europeu, em que se observa a tendência de ar quente atuar sobre o Rio Grande do Sul nas tardes de hoje, amanhã, da sexta e do sábado. A tendência é de intensificação do calor no final da semana, sobretudo no sábado, com a aproximação de uma frente fria.

A temperatura já começou a se elevar à medida que o ar quente ingressa no território gaúcho. As máximas na tarde da terça-feira passaram dos 28ºC no Noroeste gaúcho e dos 25ºC na área da Grande Porto Alegre. Hoje, os termômetros voltam a indicar marcas de até 28ºC a 29ºC no Noroeste e de até 26ºC a 27ºC nos vales, no setor Norte da Grande Porto Alegre.

tarde de amanhã terá máximas perto ou de até 30ºC em algumas cidades do Noroeste do Rio Grande do Sul enquanto na região metropolitana de Porto Alegre os termômetros devem anotar até 27ºC a 28ºC com possibilidade de marcas isoladamente superiores também nos vales. Tal condição se repete na tarde da sexta-feira. O sábado será o dia mais quente da semana desta semana, marcando o seu final com elevadas temperaturas que devem ficar perto ou acima de 30ºC em grande número de municípios do Rio Grande do Sul. Uma frente fria vai estar em aproximação pelo Sul, o que vai induzir corrente de jato em baixos níveis da atmosfera com ingresso de ar muito quente e seco com vento vindo do quadrante Norte. Com isso, a tarde de sábado em nada lembrará a de um mês de inverno. As máximas em Porto Alegre vão ficar ao redor dos 30ºC. No Norte da região metropolitana e nos vales, as estações da região podem marcar de 31ºC a 33ºC. Marcas que também são projetadas para cidades do Noroeste gaúcho. Mesmo na Serra a tarde de sábado será quente com máximas de 26ºC a 28ºC em diversos municípios da região. O calor, entretanto, estará no seu último dia. Uma frente fria avança com chuva e temporais entre o final do sábado e o começo do domingo, derrubando a temperatura. Na sequência, uma massa de ar frio ingressa durante o domingo e traz queda acentuada da temperatura que vai ser acompanhada de rajadas de vento do quadrante Sul com queda de temperatura

fonte MetSul Meteorologia 

.

COMENTÁRIOS