PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tempestades, geada e frio intenso atingem parte da Região Sul até domingo (11)
08/09/2022 21:04 em tempo

A partir desta quinta-feira (8) até o próximo fim de semana, vão ocorrer mudanças significativas no tempo na Região Sul do Brasil. Já nesta quinta, haverá um aumento da nebulosidade e das temperaturas no Rio Grande do Sul e, a partir do fim da tarde, pancadas isoladas de chuva e trovoadas em áreas do estado. As mudanças são decorrentes de uma massa de ar quente carregada de umidade junto com a chegada uma intensa frente fria seguida de uma massa de ar frio de origem polar.

Nesta sexta-feira (9), a previsão também indica fortes temporais com rajadas de vento e queda de granizo no Rio Grande do Sul e, no período da tarde, em Santa Catarina (figura 1). Os temporais vão ocorrer a partir do encontro de uma massa de ar frio de origem polar com uma massa de ar quente e úmido.

Figura 1: Mapa das áreas com potencial de tempestade (cor vermelha) no dia 9 de setembro de 2022, às 9h (horário de Brasília). Fonte: Inmet.

 

Ainda nesta sexta e no sábado (10), haverá acentuada queda de temperatura em parte da Região Sul, chegando até o sul do Mato Grosso do Sul e o leste do Paraná e de São Paulo (figura 2).

No sábado, entre a madrugada e o amanhecer, a massa de ar frio seco que avança pelo Rio Grande do Sul também vai provocar baixas temperaturas, com mínimas de zero grau, na fronteira do estado com o Uruguai. A previsão ainda indica formação de geada do centro para o sul e sudoeste gaúcho (figura 3). Durante o dia, a frente fria também pode provocar tempestades no Paraná.

Figura 2. Mapa indica queda de temperaturas (cor azul) entre sexta (9) e sábado (10). Fonte: Inmet.


No domingo (11), as geadas atingem parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, especialmente nas áreas de planalto e serra e, também, na Campanha Gaúcha, com temperaturas mínimas perto de zero grau (figura 3).

Ainda no domingo, o tempo fica instável entre Santa Catarina e o Paraná, com possibilidade de novas pancadas de chuva forte. 



O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET fonte https://portal.inmet.gov.br/

COMENTÁRIOS