PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
REGIAO OESTE SANTA MARIA ACADEMIA DO COMPLEXO ESPORTIVO ORECO É REINAUGURADA
16/09/2022 10:52 em noticias
ACADEMIA DO COMPLEXO ESPORTIVO ORECO É REINAUGURADA
Mais uma opção para realizar atividades físicas de forma gratuita!
Após cerca de sete anos fechada, a academia do Complexo Esportivo Oreco, no Bairro Tancredo Neves, foi apresentada à comunidade na tarde desta quinta-feira (15), com equipamentos novos e local revitalizado.
A partir de outubro, a comunidade poderá se inscrever para utilizar o espaço!
 
Acesse o site da Prefa e saiba mais: bit.ly/3qJzPQRda Prefa e saiba mais: bit.ly/3qJzPQR A partir de outubro, comunidade poderá utilizar o espaço às segundas, terças e quintas-feiras mediante inscrição

A população que vive na região do Bairro Tancredo Neves agora tem mais uma oportunidade para realizar atividades físicas de forma gratuita. Fechada a pelo menos sete anos, a academia do Complexo Esportivo Oreco foi apresentada à comunidade na tarde desta quinta-feira (15), com equipamentos novos e local revitalizado. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel), realizou a compra dos equipamentos e as melhorias com recursos públicos, bem como a academia do Centro Desportivo Municipal (CDM).

Mesmo em férias, o prefeito Jorge Pozzobom esteve junto ao secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, para a entrega da academia. Também estiveram presentes os vereadores Danclar Rossato (PSB) e Givago Ribeiro (PSDB), a professora Luciane Sanchotene, coordenadora do Pró-saúde, e o presidente da Associação Comunitária do Bairro Tancredo Neves Ubirajara dos Santos.

"Agradeço a confiança do prefeito e me sinto responsável em lutar pelo esporte em Santa Maria. Tenho uma equipe incansável ao meu lado. Estamos entregando um serviço de saúde pública, pois o esporte tira jovens da violência e das drogas. Estamos deixando esse legado aqui, que espero que permaneça e mude a vida das pessoas", disse o secretário Gilvan.

Jorge Pozzobom falou sobre a importância da atenção dada ao esporte pelo Poder Público e o cuidado da secretaria com os equipamentos públicos de esporte, que vem ganhando reformas e sendo trocados por novos.

"Sou um apaixonado pela prática esportiva. Esporte é saúde, convivência e bem-estar. Que bom que a gente pode oferecer esse espaço à comunidade, com aulas gratuitas, professores capacitados. Tudo isso viabilizado por emenda impositiva e por essa parceria que temos com a UFSM. Estamos entregando obras importantes, investindo dinheiro público para cuidar das pessoas e isso nos orgulha muito", afirmou.

A ACADEMIA

A Academia do Ginásio Oreco conta com equipamentos de musculação completos para treinamento de membros superiores e inferiores e treinamento funcional. Segundo o secretário Gilvan, do recurso de R$ 90 mil, emenda impositiva do vereador Danclar Rossato, foram investidos R$ 57 mil na academia via licitação. O valor residual será investido no próprio ginásio para melhorias de infra, pintura e iluminação.

O serviço está disponível para a comunidade em geral às segundas, das 14h às 18h30min, às terças, das 8h ao meio-dia, e às quintas-feiras, das 8h ao meio-dia e das 14h às 17h30min. As inscrições serão abertas na próxima quarta-feira (21) e as aulas começam em outubro. A inscrição deverá ser feita na página da Secretaria de Esporte e Lazer, no site da Prefeitura.

“No início, abriremos nesses três dias por uma questão de demanda de professores. Ainda não temos professores disponíveis para ampliar os horários. Por meio de uma parceria com o curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria, estagiários vão atuar na instrução aos alunos, supervisionados por um profissional de Educação Física da Smel”, explica o secretário.

O nome do complexo esportivo é em homenagem ao jogador de futebol Valdemar Rodrigues Martins, o Oreco. Ele iniciou a carreira no Inter de Santa Maria no fim da década de 1940 e atuou pela Seleção Brasileira de 1956 a 1961, participando do grupo campeão da Copa do Mundo de 58. Durante a carreira, atuou também pelo Internacional de Porto Alegre, Corinthians, Millonarios (COL), Toluca (MEX) e Dallas Tornado (EUA). Oreco morreu em 1985 aos 52 anos.

CDM com horário expandido

Outra opção de prática assistida de exercícios gratuita é a academia do Centro Desportivo Municipal (CDM). Para fazer a inscrição, é necessário comparecer na coordenação do CDM (Rua Appel, 798, Bairro Nossa Senhora de Fátima), das 8h ao meio-dia, de segunda a sexta-feira. 

A academia do CDM funciona nos turnos da manhã, tarde e noite. As atividades são acompanhadas por profissional de Educação Física da Secretaria de Esporte e Lazer. Para todos os alunos, será exigido atestado médico para cadastro. A academia do CDM funciona das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira.

Horários do Complexo Esportivo Oreco
- Segundas-feiras: das 14h às 18h30min
- Terças-feiras: das 8h ao meio-dia
- Quintas-feiras: das 8h ao meio-dia e das 14h às 17h30min

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)
Fotos: Marcelo Oliveira/PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria
COMENTÁRIOS