PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
URGENTE ACREDITE Frente Fria pode causar neve no Rio Grande do Sul em novembro.
26/10/2022 13:27 em tempo

Teremos a passagem de mais duas frentes frias até o final de outubro, que junto com corredor de umidade e áreas de instabilidade trarão de volta os temporais pelo Sul do país nesses dias que se seguem. A começar já nesta quarta-feira, 26, pelo Rio Grande do Sul, com vendaval, queda de granizo e acumulados pontualmente elevados. A informação é do site Clima Tempo.Mas, o grande destaque é a forte onda de frio que está prevista no início de novembro para a metade do sul do país. O frio mais intenso será no dia 02 de novembro, com temperaturas que pode ser negativas, em especial na serra e planalto catarinense e na serra gaúcha.

 A grande novidade é que pode ter até ocorrência de neve e chuva congelada ao longo do dia 01 de novembro, próxima terça-feira, sobre a serra e planalto catarinense, além da serra gaúcha, e estamos monitorando e se isso ocorrer será a primeira vez na história que acontece em um mês de novembro no Brasil.

Motivo do frio tardio no país

   A explicação para esse frio fora de época, tem relação sim com o fenômeno La Niña , que ajuda nas ocorrências do frio tardio pelo Brasil, além do aquecimento global ou mudanças climáticas, onde o planeta terra tenta entrar em equilíbrio, o que contribui a ter frios extremos, em curto período, distribuídos pelo planeta, e da influência da Oscilação Antártica (AAO) que ficará negativa no final de outubro ajudando na volta das instabilidades pelo sul e positiva no início de novembro, ajudando no frio presente nessa faixa da região.Pois, a frente fria passa na região, e com seu ciclone extratropical na costa da Região Sul, trazendo a umidade constante do mar para o continente, e os fortes correntes de vento, chamadas de jato, somada a entrada de uma forte onda de frio.   Créditos: Reprodução/Clima Tempo

COMENTÁRIOS