PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
DOMINGO TERÁ MUDANÇA NO TEMPO COM CHUVA E RISCO DE TEMPORAIS
12/11/2022 12:04 em tempo

Um centro de baixa pressão atmosférica se forma entre o domingo e a segunda-feira com expetativa de chuva e temporais com vento, raios e granizo em parte do Centro/Sul do país.  A frente fria associada a este ciclone leva instabilidade até o centro do país durante a semana. A instabilidade tem início neste sábado pelo Oeste do Rio Grande do Sul com risco dos primeiras temporais ocorrerem junto a fronteira com a Argentina. Em grande parte das regiões o sábado será de sol e nuvens e intenso abafamento.  Chuva isolada e passageira poderá ocorrer em diversas áreas. Enfim uma padrão atmosférico típico de primavera com abafamento e temporais se instala.

Ao longo do domingo o tempo muda em grande parte do Sul do país com alerta para temporais mais intensos no Oeste e Noroeste da região. Como resultado as pancadas de chuva poderão ter início já no turno da manhã, com previsão de um domingo úmido de muitas nuvens e apesar da instabilidade muito abafado. Nesse interim uma corrente de vento Norte/Noroeste atua nos baixos níveis atmosfera transportando calor e umidade que darão suporte para deflagrar tempestades. Mapa de refletividade do modelo WRF indica que núcleos de chuva forte poderão ocorrer em grande parte da região no turno da manhã deste domingo.

A pressão atmosférica em queda forma nuvens de grande desenvolvimento vertical com potencial de vendavais, raios e queda isolada de granizo de variados tamanhos. A temperatura sobe gradativamente com máximas que tendem a subir mais no Leste, incluindo,  a região Metropolitana de Porto Alegre que poderá ter máximas perto de 30°C. Na grande maioria das áreas a temperatura oscila ao redor de 23 a 25°C. No Paraná faz calor com máximas de 32 a 34°C na faixa Norte onde a chuva deverá chegar somente na madrugada de segunda. E em Santa Catarina o tempo fica mais abafado no Leste e Nordeste.

 Modelos atmosféricos indicam que o maior acumulado de chuva deste domingo deverá se concentrar entre o Oeste e o Noroeste gaúcho, bem como, no Oeste de Santa Catarina e Paraná. Modelo de alta resolução WRF chega a apontar acumulados entre 100 e 150  mm no Noroeste gaúcho, Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná.  Esse volume corresponde a média histórica de chuva para todo o mês de novembro. Alguns municípios poderão ter transtornos como alagamentos. Na sequência de imagens abaixo tem os mapas de acumulado de precipitação de 24 horas dos modelos canadense e alemão que convergem para a mesma solução do modelo WRF com projeção de volumes entre 50 e 100 mm no Oeste da região.

COMO CONSULTAR OS MAPAS Todos os mapas de chuva neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas. A plataforma oferece ainda mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.                                                                                                                                                                                                                                                                                Estael Sias Estael Sias, MSc., é autora de MetSul.com e meteorologista formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Mestre em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP). Sócia-diretora da MetSul Meteorologia com passagem pelo Grupo RBS, Canal Rural e Defesa Civil de São Paulo.fonte metsul.com/

COMENTÁRIOS