PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
ALERTA DE CALOR | Uma poderosa onda de calor começa a se instalar na Argentina. Mais recentes saídas dos modelos aumentaram o calor no Rio Grande do Sul
05/12/2022 22:51 em tempo

Uma brutal onda de calor atingirá o Nordeste e o Norte da Argentina nesta semana e vai se estender ao Uruguai, Paraguai e o Rio Grande do Sul com marcas extremamente elevadas e muitíssimo acima da média desta época do ano com valores raramente e em alguns lugares nunca observados no mês de dezembro. Os mais recentes dados dos modelos numéricos intensificaram ainda mais o calor para o final desta semana no Rio Grande do Sul com marcas extremas de temperatura máxima que não são comuns nem no auge do verão e ocorrem apenas em ondas de calor muito intensas ou até históricas, como foi o caso da registrada em janeiro deste ano.

Uma bolha de calor começa a se instalar no Norte e no Nordeste da Argentina com calor muito intenso. A temperatura às 16h desta segunda-feira, conforme dados do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina, superavam os 40ºC em algumas províncias. A tendência é que esta bolha de calor se reforce ainda mais a partir desta terça e atinja o seu pico de intensidade entre quarta e sexta, antes que instabilidade comece a se formar na região com nebulosidade e chuva, além de tempestades localmente muito severas.

Os dados seguem indicando a possibilidade de temperaturas máximas de até 45ºC no Norte da Argentina entre quarta e quinta com alguns modelos, caso do alemão Icon que tem alto índice de acerto, chegando a indicar marcas de 46ºC a 47ºC.

Na capital argentina não se prevê calor extremo como se registrou na onda de calor de janeiro, quando a cidade de Buenos Aires teve duas das suas três mais altas máximas em um século em apenas uma semana, mas a Grande Buenos Aires terá marcas acima de 35ºC. MAIS DE 40ºC NO RIO GRANDE DO SUL A temperatura, que hoje já ficou ao redor dos 35ºC na Fronteira Oeste, terá uma escalada no Rio Grande do Sul. Nesta terça, os termômetros marcam de 35ºC a 37ºC na Metade Oeste, mas na segunda metade da semana as marcas se elevam ainda mais. A sexta e o sábado podem ser os dias mais quentes no território gaúcho com marcas perto e acima de 40ºC em diversas regiões. Modelos projetam a possibilidade de máximas de 40ºC a 42ºC no Oeste gaúcho e no sábado ao redor dos 40ºC na Grande Porto Alegre. Para Porto Alegre, a previsão é de máximas de 30ºC a 31ºC nesta terça, 32ºC na quarta, 35ºC na quinta, 37ºC na sexta-feira, ao redor de 38ºC ou 39ºC no sábado e de 36ºC a 37ºC no domingo, antes da virada do tempo.

Há chance de marcas históricas e recordes de calor para o mês de dezembro no Rio Grande do Sul durante este episódio de temperaturas extremas. Maior probabilidade de recordes para o Oeste, mas a região metropolitana pode ter marcas para figurar no ranking das mais elevadas já observadas em dezembro. PRIMEIRA ONDA DE CALOR DO VERÃO CLIMÁTICO Será a primeira forte onda de calor na região no verão meteorológico (trimestre de dezembro a fevereiro) em grande contraste com o que se registrava exatamente um mês antes, quando a primeira semana de novembro teve temperatura muitíssimo abaixo da média, geada e até uma ocorrência inédita de neve no Sul do Brasil. A estiagem forte que castiga diversas províncias do Centro e do Norte da Argentina colabora para que o calor ganhe muita intensidade na região com marcas extremas. O solo está com pouca umidade e muito seco, proporcionando aquecimento muito intenso durante o dia. SANTA CATARINA E PARANÁ O Oeste de Santa Catarina e do Paraná serão as áreas mais atingidas pelo calor intenso nos dois estados. A elevação maior da temperatura é esperada de quinta-feira em diante, quando as máximas passam de 35ºC em diversos municípios à medida que o ar mais quente avançará da Argentina e do Paraguai. São esperadas máximas de 35ºC a 37ºC no Oeste catarinense e Sudoeste paranaenses, mas pontos isolados podem ter até marcas superiores. Esquenta muito no final da semana também em outras cidades dos dois estados e se espera muito calor, por exemplo, no Sul catarinense.

FONTE MetSul Meteorologia 

COMENTÁRIOS