PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SANTA MARIA RETOMA USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS NAS UNIDADES DE SAÚDE
29/12/2022 21:58 em saude

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, assinou uma ordem de serviço retomando a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial em todos os locais de serviços de saúde sob a gestão da pasta municipal. Assim, todas as pessoas, como servidores, trabalhadores terceirizados e prestadores de serviço e público externo, que circulam em locais de serviços de saúde atrelados à secretaria deverão utilizar o item. A Secretaria de Saúde avaliou dados locais sobre casos de coronavírus, desde novembro, e, por questões de segurança, a gestão optou por retomar o uso da máscara.

“Precisamos zelar pela saúde dos profissionais da área e dos usuários dos serviços, de modo a proporcionar o máximo de segurança. Durante toda a pandemia, temos trabalhado com cautela, sempre monitorando os nossos dados, e, por conta disso, como tivemos um aumento da circulação viral, entendemos que a retomada de medidas não farmacológicas, especialmente o retorno do uso de máscaras em nossos serviços de saúde, configura uma estratégia oportuna e assertiva”, destaca a secretária adjunta de Saúde de Santa Maria, Ana Paula Seerig.

A ordem de serviço segue a nota emitida pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, que alerta sobre o aumento de casos de Covid-19 e de novas linhagens da variante Ômicron. O documento também leva em consideração a cobertura insuficiente de segunda dose e dose de reforço para imunização contra o coronavírus, mesmo que o Executivo Municipal ofereça vacinação de segunda a sexta-feira em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em outros pontos da cidade. Confira aqui a agenda.

Entre os locais de serviços de saúde atrelados à secretaria municipal, estão as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), os Pronto-Atendimentos (PAs) e as farmácias gerenciadas pela Vigilância em Saúde, assim como a sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde e demais locais da Atenção Especializada.

Para quem estiver sem máscara, na entrada dos locais estão disponíveis itens de proteção facial descartáveis, com distribuição gratuita. Essa iniciativa garante que todos estejam protegidos adequadamente nos locais de serviço de saúde. Além disso, a máscara deverá ser usada corretamente, cobrindo bem o nariz e a boca.

 

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação/PMSM

Foto: PMSM/Divulgação

COMENTÁRIOS