PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Por que é tradição desmontar a árvore de Natal no dia 6 de Janeiro? Entenda
06/01/2023 17:10 em noticias

Muitas famílias não abrem mão de montar a tradicional árvore de Natal, sempre acompanhada de muitas luzes, enfeites e uma estrela bem chamativa no topo. Mas, depois que passam as festividades, fica a dúvida: quando é a hora de retirar as decorações natalinas?

 

Seguindo a tradição católica, o dia 6 de janeiro, data em que se celebra o Dia de Reis, marca o fim do período natalino. Por isso, é comum as famílias se reunirem para desmontar a famosa árvore de Natal e retirar os demais artigos de decoração neste dia.De acordo com a história cristã, o dia simbólico lembra a ocasião em que os reis magos levaram presentes ao menino Jesus, dando-lhe boas-vindas e revelando o seu nascimento para o restante do mundo. Conforme narra a Bíblia, Gaspar levou incenso, Belchior entregou ouro e Baltazar, mirra, uma espécie de resina.

Os três teriam encontrado Jesus Cristo graças a uma estrela que os guiou, desde o Oriente até Belém. Essa estrela ficaria conhecida como a “Estrela de Belém”. Para a técnica de enfermagem e catequista, Jacyrlene dos Santos, a data representa a universalidade da vinda de Jesus.Em entrevista, ela contou que desde quando era pequena, todos os anos, a árvore de Natal e as demais decorações natalinas são montadas quatro semanas antes do tão esperado dia 25 de dezembro. ”Os meu sobrinhos ficam na expectativa para arrumar tudo, tiras as coisas das caixas, é um momento muito família, sem dúvidas a melhor época do ano”, contou.

Segundo ela, com a virada de ano chega o momento de desmontar a árvore e aguardar tudo para o próximo ano. “A hora de desmontar não é tão divertida quanto a hora de montar, confesso, mas é preciso, e aqui em casa é assim, tem que ser no Dia de Reis se não dá azar. E aí, é só esperar a Páscoa.”, frisou.

A tradição também é repetida pelo profissional da beleza, Daniel Alessandro, que acredita que as datas e os rituais do natal vão além da religiosidade. “Não me considero religioso, mas também trabalho com datas, é algo que foi passado de geração em geração na minha família e nós fazemos até hoje”, destacou.

Ele explicou que nem sempre desfaz a decoração no dia 6 de janeiro, mas tradicionalmente a arrumação precisa ser desfeita na primeira semana do ano. ”Tudo tem que ser retirado na primeira semana do ano, somos fiéis a isso aqui em casa, virou algo nosso”, pontuou.

Folia de Reis A Folia de reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, é uma festa popular e tradicional brasileira. Trata-se de uma das festas folclóricas mais emblemáticas do país.

O Reisado possui um caráter cultural e religioso, e ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro (Dia de Reis ou Dia dos três Reis Magos).

No Brasil, a festa é celebrada em diversas regiões do país. Os estados onde essa tradição está mais presente são: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás. fonte https://eshoje.com.br/

COMENTÁRIOS