PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Suárez perde pênalti, mas Grêmio vence o Santos na estreia do Brasileirão 2023
16/04/2023 20:56 em esporte

A volta do Grêmio à Série A teve vitória e certas doses de sofrimento. Neste domingo, o Tricolor venceu o Santos por 1 a 0, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O gol solitário foi marcado pelo lateral-direito João Pedro. A partida poderia ter sido mais tranquila, se no começo do segundo tempo uma penalidade tivesse sido convertida por Luís Suárez.Os gaúchos não tiveram vida fácil no primeiro capítulo da volta à elite do futebol nacional. Após ser superior na primeira etapa, mas só conseguir a vantagem nos minutos finais, o Tricolor precisou "saber sofrer" no segundo tempo para conseguir garantir os primeiros três pontos. Suárez isolou um pênalti e o goleiro Adriel precisou aparecer para fazer um milagre.Com o resultado positivo, o Grêmio assumiu a 9ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro. No próximo sábado, às 21h, volta a campo para enfrentar o Cruzeiro, em Belo Horizonte, pela segunda rodada.

 

Vantagem com luta no 1º tempo

O jogo começou movimentado no Alfredo Jaconi. Com menos de um minuto, após cruzamento da esquerda de Felipe Jonatan, Lucas Barbosa ganhou de Kannemann pelo alto e desviou de cabeça para boa defesa de Adriel. No minuto seguinte, Diogo Barbosa fez ótima jogada pela esquerda e encontrou Zinho dentro da área. O camisa 48 finalizou de perna direita para fora. A bola passou à esquerda do gol de João Paulo.

O Tricolor quase abriu o placar aos 10 minutos. Cristaldo recebeu na entrada da grande área e finalizou no canto esquerdo. O goleiro João Paulo voou e espalmou para escanteio. Mesmo com mais posse de bola, os gaúchos tinham dificuldades em furar a boa marcação santista e, por isso, não conseguiam criar chances de gol.Aos 28, Odair Hellmann foi obrigado a fazer a primeira mudança no Santos. Lucas Barbosa sentiu o tornozelo e foi substituído por Soteldo. Dois minutos depois, após cobrança de escanteio de Daniel Ruiz, Marcos Leonardo cabeceou sozinho, e Adriel fez a defesa no meio do gol. Aos 34, João Paulo experimentou da intermediária, e João Paulo segurou a bola firme. Quatro minutos depois, Camacho deu belo lançamento para Marcos Leonardo. O camisa 9 finalizou, mas Bruno Alves apareceu de carrinho e colocou para escanteio.

O Tricolor se organizou e no fim da etapa foi recompensado. Aos 43, Diogo Barbosa fez boa jogada na esquerda e cruzou com qualidade, a zaga do Santos cortou, e a bola sobrou para João Pedro na entrada da grande área. O camisa 18 chutou com força, no canto direito de João Paulo, para fazer o gol e comemorar o 1 a 0.Na última chegada perigosa da etapa inicial, Suárez recebeu em profundidade, mas pecou na hora de finalizar. O camisa 9 chutou fraco para defesa tranquila do goleiro santista.

Suárez isola, Grêmio oscila

Para o segundo tempo, Renato voltou com duas mudanças. Thomas Luciano e Darlan entraram nos lugares de João Pedro e Villasanti, respectivamente. Na primeira chegada no ataque, o Grêmio teve a chance de encaminhar os três pontos.

Aos 6, Wilton Pereira Sampaio foi chamado no VAR após Cristaldo ser derrubado dentro da área. O árbitro revisou o lance e assinalou pênalti. Dois minutos depois, Suárez foi para a cobrança, com muita expectativa. Frustrada: ele isolou, mandando quase no Centeário. O camisa 9 cobrou forte por cima do gol, e a bola foi na arquibancada.

 

Com o pênalti perdido pelo Tricolor, o Santos cresceu na partida e foi em busca do empate. Aos 16, Ângelo fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Eduardo Bauermann, que desviou de cabeça no canto esquerdo e obrigou uma defesa sensacional de Adriel.

Um minuto depois, Soteldo recebeu de Lucas Lima dentro da área, ajeitou para o pé direito, mas bateu fraco para a defesa do goleiro gremista. Mesmo com mais presença ofensiva, principalmente com Soteldo pela esquerda, os paulistas não conseguiram construir chances claras de gol.

Aos 31, Nathan recebeu na entrada da área e finalizou com muito perigo. A bola passou à esquerda da meta de João Paulo. Seis minutos depois, Zinho recuperou na ponta esquerda e finalizou no canto esquerdo para ótima defesa do goleiro santista.

As chances de empate do Santos diminuíram bastante aos 41 minutos com a expulsão de Soteldo, que cometeu falta em Thomas Luciano e recebeu o segundo cartão amarelo. Com um a mais, o Tricolor quase aumentou a vantagem aos 46. Suárez recebeu em profundidade de Nathan, finalizou cruzado e obrigou grande defesa de João Paulo.

 

Brasileirão 2023 - 1ª rodada

Grêmio 1
Adriel; João Pedro (Thomas Luciano), Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Villasanti (Darlan), Bitello, Zinho (André Henrique), Cristaldo (Nathan) e Vina (Everton Galdino); Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.

 

Santos 0
João Paulo; Nathan, Messias, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Dodi (Bruno Mezenga), Camacho (Rodrigo Fernández), Daniel Ruiz (Ângelo) e Lucas Lima (Miguelito); Lucas Barbosa (Soteldo) e Marcos Leonardo. Técnico: Odair Hellmann.

Gol: João Pedro, aos 43 minutos do primeiro tempo (G)
Cartões amarelos: Kannemann, Darlan e Vina (G); Dodi, Camacho e Soteldo (S)
Cartão vermelho: Soteldo (S)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Bruno Pires (Fifa-GO) e Leone Rocha (GO)
Data e hora: 16/04, domingo, às 18h30min
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)

fonte Correio do Povo 

COMENTÁRIOS