PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CHUVA RETORNA NESTE COMEÇO DE SEMANA Chuva será consequência de um centro de baixa pressão que vai se deslocar pelo Rio Grande do Sul entre terça e quarta
23/04/2023 21:36 em tempo

A estiagem não mais frequenta o noticiário diariamente como nos meses do verão, contudo a realidade é que muitos locais do Rio Grande do Sul ainda se ressentem – e muito – de meses consecutivos de precipitação abaixo das médias climatológicas. O fim da La Niña em fevereiro, como se previa, não resulta da normalização da chuva no Rio Grande do Sul, o que só ocorrerá nos próximos meses e com excessos de precipitação durante o segundo semestre pelo El Niño.

Bagé talvez seja o melhor exemplo de como a estiagem ainda traz efeitos graves para o estado gaúcho. O município da Campanha anunciou na última semana que o racionamento de água na cidade será ampliado para 18 horas por dia a partir de maio. A medida objetiva evitar um colapso do abastecimento na cidade de Campanha. As barragens locais estão em níveis dramaticamente baixos. As reservas de água ainda existentes só duram semanas, de acordo com cálculos da empresa de água e saneamento de Bagé.

O cenário de chuva para esta semana, entretanto, é pouco alentador para o município e outro que ainda vivem os efeitos da estiagem. Vai chover no Rio Grande do Sul na semana que começa, porém os volumes na esmagadora maioria das cidades gaúchas serão baixos e em muitos pontos tendem a ser bastante baixos, inferiores a 10 mm ou 15 mm. O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon do serviço meteorológico nacional alemão Duetsche Wetterdients, que pode ser consultado pelo nosso assinante (assine aqui) com quatro atualizações diárias no portal de mapas.

A chuva retorna ao estado neste começo de semana pela influência de um centro de baixa pressão no Norte da Argentina. O sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas o dia não terminará sem chuva em todas as regiões. A área de baixa pressão deve trazer chuva no fim do dia para o extremo Oeste do estado, em cidades como Uruguaiana e Barra do Quaraí. Já no Leste, no decorrer desta segunda, nuvens podem causar chuva isolada em pontos da costa, da Serra e na área de entorno das lagoas. Por isso, a região de Porto Alegre terá sol e nuvens, mas não se afasta precipitação localizada e breve.

Na terça, a chuva avança para grande parte do território gaúcho durante o dia, exceção de pontos mais da faixa Leste do estado, mas será irregular. Na quarta, chove ainda em parte do Rio Grande do Sul, novamente de forma irregular, e o tempo começará a firmar pelo Oeste. Na quinta, na sexta e no sábado o tempo firme deve predominar no estado gaúcho com sol e algumas nuvens. O ingresso de ar mais quente em altitude com tempo aberto e resfriamento noturno maior em superfície vai favorecer inversão térmica e ocorrência de nevoeiro no final da semana.

FONTE MetSul Meteorologia

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!