PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
FRIO À NOITE VAI MARCAR O COMEÇO DO FERIADÃO NO SUL DO BRASIL
27/04/2023 14:54 em tempo

Frio à noite vai marcar o começo do feriadão no Sul do Brasil. Não há nenhuma massa de ar frio mais forte atuando, mas o perfil mais seco da atmosfera favorecerá maior resfriamento à noite com queda acentuada da temperatura no período e mínimas mais baixas, especialmente em localidades de maior altitude. Hoje, pelo tempo mais aberto e o perfil seco da atmosfera, parte do Rio Grande do Sul já teve mínima baixas. As menores mínimas se concentraram em localidade da Metade Oeste gaúcha. No Leste do estado, exceção das localidades de maior altitude, não fez frio cedo.

De acordo com dados de estações oficiais, as menores mínimas hoje no Rio Grande do Sul foram de 10,0ºC em Dom Pedrito, 10,2ºC em Quaraí, 10,4ºC em Cruz Alta, 10,6ºC em São José dos Ausentes, 11,4ºC em Vacaria, 11,7ºC em Soledade, 11,9ºC em Tupanciretã, 11,8ºC em Passo Fundo, 12,1ºC em Uruguaiana e Cambará do Sul, 12,6ºC em Alegrete, 12,7ºC em Ibirubá e 12,8ºC em Santo Augusto. Já na rede de estações automáticas particulares as menores mínimas hoje foram de 7,6ºC em Soledade, 8,9ºC em Carazinho, Saldanha Marinho e Getúlio Vargas, 9,3ºC em Chapada, 9,6ºC em Espumoso, 9,7ºC em Ernestina, 9,9ºC em Santa Rosa, 10,0ºC em Condor e Tapera, 10,2ºC em Ijuí, 10,3ºC em São José dos Ausentes, 10,4ºC em Pontão e 11,0ºC em Joia.

As madrugadas desta sexta e do sábado devem ter temperatura baixa ainda no Rio Grande do Sul e em maior número de localidades à medida que a tendência é de afastamento das nuvens que ainda cobrem parte do território gaúcho nesta quinta-feira, mas na esmagadora maioria das localidades não chega a fazer muito frio. A Campanha e a fronteira com o Uruguai, por exemplo, deve ter mínimas 8ºC a 10ºC, sobretudo nesta sexta com mínimas maiores no sábado. Pontos isolados, em baixadas, podem ter marcas menores. Nos pontos mais frios da região de Soledade, no Norte, e dos Campos de Cima da Serra, no Nordeste gaúcho, a temperatura pode cair a 4ºC ou 5ºC. Na Grande Porto Alegre, as mínimas de amanhã, do sábado e do domingo devem ficar descer até 13ºC, mas em alguns pontos de zonas rurais da área metropolitana, como a Lomba Grande (Novo Hamburgo) ou Morungava (Gravataí), as marcas podem descer até 10ºC a 12ºC.

A temperatura declina também nas áreas de maior altitude de Santa Catarina e do Paraná. No Planalto de Palmas, maior resfriamento no madrugada desta sexta. No Planalto Sul de Santa Catarina, as mínimas em geral devem ficar entre 5ºC e 7ºC nas madrugadas da sexta e do fim de semana, porém em baixadas da região de São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra e Urupema a temperatura pode cair abaixo de 5ºC com chance de geada fraca. Embora o friozinho à noite, a tendência é de elevação da temperatura no decorrer do fim de semana. A tarde de sábado será agradável na maioria das cidades, mas já começa a aquecer. A tarde do domingo deve ser a mais quente com máximas perto ou de até 30ºC em muitos locais do estado à medida que uma massa de ar mais quente avança da Argentina e Uruguai.

fonte MetSul Meteorologia 

COMENTÁRIOS