PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SAÚDE Nova variante Arcturus da Covid-19 circula no Brasil; conheça os sintomas
02/05/2023 14:11 em saude
SAÚDE
Nova variante Arcturus da Covid-19 circula no Brasil; conheça os sintomas
Sequenciada pela primeira vez na Índia em janeiro deste ano, e hoje presente em quase 40 países, a nova variante da Covid-19 Arcturus, também chamada de XBB.1.16, circula no Brasil. A cepa recém-descoberta foi detectada no Estado de São Paulo, segundo informações do Ministério da Saúde. A linhagem vem sendo tratada desde meados de abril como uma variante de interesse (VOI, na sigla em inglês), pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em função da sua rápida disseminação nas últimas semanas.
Embora provoque sintomas diferentes em comparação com cepas passadas, como conjuntivite e quadros de febre alta, a nova linhagem não apresentou, até o momento, potencial para causar novas ondas de mortes e hospitalizações, ou então gerar riscos mais graves à saúde dos infectados, segundo especialistas. E as atuais vacinas disponíveis, de acordo com um epidemiologista ouvido pela reportagem, dão conta de garantir a proteção contra a variante recém-descoberta.
A Arcturus é uma linhagem que descende da BA.2 - que por sua vez derivou da Ômicron - e por causa da sua rápida disseminação em alguns países no mundo, como Índia e Estados Unidos, a Organização Mundial da Saúde mudou, no último dia 17, o tipo de classificação de "variante de monitoramento" para "variante de interesse". A linhagem já foi sequenciada em ao menos 37 países, incluindo Austrália, Canadá e Reino Unido.
De acordo com o Ministério da Saúde, um caso da variante XBB.1.16 foi registrado no Estado de São Paulo. A pasta afirma que as evidências sobre essa linhagem "não indicam riscos à saúde pública se comparada a XBB.1.5" - que é a principal cepa em circulação no País - e nem de aumento na gravidade dos casos.
Com informações de Correio do Povo
Foto: Reprodução/Redes
COMENTÁRIOS