PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CHUVA SURPREENDE E PASSA DE 100 MM EM PONTOS DO INTERIOR GAÚCHO
27/05/2023 14:19 em esporte

Frente fria trouxe chuva em todas as regiões do Rio Grande do Sul entre ontem e hoje. Dados de estações meteorológicas não indicaram acumulados altos em todas as regiões, como era indicado, mas em parte do estado os volumes surpreenderam e ficaram acima do que era indicado pelos modelos numéricos. Os maiores volumes de chuva se concentram numa área entre o Oeste, o Centro e o Noroeste do território gaúcho, onde grande número de municípios teve mais de 50 mm e alguns pontos de medição acusaram mais de 100 mm.

Por outro lado, houve áreas do estado em que pouco choveu. É o caso de Porto Alegre e área metropolitana com marcas nos pluviômetros das estações abaixo de 10 mm na maioria dos locais. O Leste do estado, a propósito, foi a região em que menos choveu sem acumulados expressivos no Sul gaúcho, na faixa costeira, na Serra e nos Aparados da Serra com registros na maioria dos municípios destas áreas até o momento inferiores a 20 mm, embora se preveja mais chuva.

Este episódio de chuva se soma ao da primeira semana do mês em que grande número de locais do Rio Grande do Sul somou volumes de 100 mm a 200 mm com marcas em diversos pontos acima de 200 mm e em alguns mesmo superiores a 300 mm, caso da região de Caçapava do Sul. Com isso, o mês de maio vai terminar com chuva muito acima da média na maioria das cidades gaúchas. Trata-se do mês mais chuvoso em muito tempo, considerando que a última primavera e o verão foram de meses de chuva predominantemente abaixo da média. Veja a seguir os volumes de chuva registrados em 24 horas até 9h deste sábado nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia no Rio Grande do Sul: Cruz Alta: 77 mm Santiago: 71 mm Tupanciretã: 54 mm Alegrete: 51 mm Uruguaiana: 50 mm Ibirubá: 49 mm Santa Maria: 48 mm Santo Augusto: 38 mm Palmeira das Missões: 38 mm Santa Rosa: 37 mm Soledade: 36 mm Passo Fundo: 33 mm São Vicente do Sul: 30 mm Chuí: 27 mm Caçapava do Sul: 22 mm Serafina Corrêa: 19 mm Capão do Leão: 19 mm Jaguarão: 16 mm Quaraí: 16 mm Dom Pedrito: 15 mm Rio Grande: 14 mm Bagé: 14 mm Bento Gonçalves: 13 mm Rio Pardo: 12 mm Teutônia: 12 mm Encruzilhada do Sul: 12 mm Canguçu: 11 mm Canela: 8 mm São José dos Ausentes: 6 mm Campo Bom: 5 mm Vacaria: 5 mm Camaquã: 4 mm Porto Alegre: 4 mm Torres: 1 mm Os acumulados foram ainda mais altos em pontos de medições do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres e da Agência Nacional de Águas. Confira os acumulados em 24 horas até 9h deste sábado em estações do Cemaden e da ANA no estado gaúcho: Quevedos: 135 mm Ijuí: 122 mm Panambi: 119 mm Itaqui: 107 mm Três de Maio: 71 mm Horizontina: 69 mm Entre-Ijuís: 69 mm Nova Esperança do Sul: 61 mm São Francisco de Assis: 61 mm Alegrete: 58 mm Santa Maria: 51 mm Soledade: 44 mm Arroio do Tigre: 44 mm Manoel Viana: 41 mm Lagoa Bonita do Sul: 41 mm Nova Palma: 40 mm Redentora: 40 mm Os volumes de chuva ainda não são definitivos em muitos municípios do Rio Grande do Sul porque a frente fria persiste sobre o estado trazendo instabilidade e se espera chuva ainda no dia de hoje e amanhã. Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul neste sábado à medida que uma frente fria se desloca pelo estado. Chove na maioria das localidades gaúchas no decorrer do dia. Apesar do quadro de instabilidade, aberturas podem ocorrer em diferentes áreas do estado, em especial no Oeste e no Sul. Amanhã, a chuva se concentra mais no Norte e no Nordeste do estado em parte do dia.

fonte MetSul Meteorologia 

COMENTÁRIOS