PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Carnaval no Rio Grande do Sul terá calor extremo e chegada de frente fria
08/02/2024 10:40 em noticias

Carnaval no Rio Grande do Sul terá calor extremo e chegada de frente fria
O Carnaval no Rio Grande do Sul promete ser um período muito ativo na Meteorologia com sol, calor extremo, chuva e risco de temporais isolados. O feriadão vai começar sob a influência de uma massa de ar muito quente e terá depois da chegada de uma frente fria que não apenas trará chuva como proporcionará alívio do calorão. A sexta-feira de Carnaval (9) terá o predomínio do sol, embora a presença de nuvens esparsas. Massa de ar muito quente cobre o estado com acentuado calor. Máximas perto e acima de 35ºC em muitas cidades durante a tarde com calor mais intenso no Noroeste, Oeste, Centro, Vales, Grande Porto Alegre e a Campanha. Alguns pontos podem anotar 38ºC a 40ºC. Devido ao calor, não se afasta chuva muito isolada de verão da tarde para a noite, especialmente nas Metades Norte e Oeste.
Já o sábado (10) será com muito sol e nebulosidade esparsa no Rio Grande do Sul. Pode ter chuva isolada principalmente em pontos do Oeste e do Sul. O ar quente sobre o estado se reforça e o dia será excessivamente quente com máximas de 37ºC a 40ºC, e localmente superiores, no Noroeste, no Centro, nos vales, na Grande Porto Alegre, na Campanha e no Sul. Mesmo na Serra faz calor intenso com 35ºC em algumas cidades.
Já o domingo (11) terá mais nuvens e chuva no Oeste e na fronteira com o Uruguai, onde aquece menos. Nas demais regiões, o sol aparece com nuvens. O calor segue muito intenso a extremo no Noroeste, no Centro, nos vales, Grande Porto Alegre e áreas a Oeste da Lagoa dos Patos com marcas de 38ºC a 40ºC, mas 40ºC a 42ºC em alguns pontos. Será um dia tórrido com calor desde a madrugada. Porto Alegre ficará ao redor dos 40ºC e a região metropolitana passará dos 40ºC. Da tarde para a noite, pelo calor excessivo, chuva e risco de temporais em pontos isolados.
A segunda (12) até terá a presença do sol com nuvens em parte do estado, entretanto a nebulosidade aumenta muito. Uma frente fria avança e traz chuva, irregular, no decorrer do dia para todas as regiões. Pode chover forte com temporal em pontos isolados. O dia começa por demais quente com uma madrugada de temperatura atípica em que a temperatura estará perto ou acima de 30ºC em muitas cidades. Com a chuva, as máximas à tarde não sobem tanto quanto nos dias anteriores.
Na terça-feira (13), sol e nuvens com momentos de maior nebulosidade no Rio Grande do Sul. Já chove em alguns pontos entre a madrugada e de manhã, mas instabilidade maior ocorre da tarde para a noite com pancadas isoladas mais nas Metade Oeste e Norte. A madrugada é menos quente que no dia anterior, porém abafada. Já a tarde não será tão quente como nos dias precedentes com máximas, em geral, de 30ºC a 32ºC.
Finalmente, a Quarta-Feira de Cinzas (14) terá o ingresso de ar mais seco e o sol predomina no estado. Pode ter chuva muito isolada de verão à tarde em áreas mais ao Norte do Rio Grande do Sul perto de Santa Catarina. A madrugada é menos quente e a tarde vai ser com calor, porém não excessivo com máximas de 31ºC a 33ºC na Grande Porto Alegre.
No Litoral Norte do Rio Grande do Sul, destino de muitos no Carnaval, grande parte do feriadão será muito aproveitável com e algumas nuvens. O tempo firme predomina no fim de semana com calor. Na segunda, o sol aparece com nuvens e não de descarta chuva. Na terça, mais nuvens e chove. Sábado, domingo e possivelmente ainda a segunda serão dias de muito calor nas praias. A brisa por vezes até traz alívio, mas a temperatura estará muito alta e a noites devem ser muito quentes, o que é menos comum de ocorrer no litoral.
Fonte: MetSul .Com

COMENTÁRIOS