PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
ONDA DE CALOR VAI GANHAR FORÇA NO BRASIL COM MÁXIMAS ACIMA DE 40ºC
13/03/2024 14:48 em tempo

A MetSul Meteorologia alerta que a onda de calor vai ganhar força no Sul, Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil nesta segunda metade da semana com temperaturas máximas à tarde próximas ou acima de 40ºC em diversos estados do Centro-Sul do país. A sensação térmica em alguns pontos do Sul passará facilmente dos 40ºC enquanto no Sudeste há possibilidade de recordes históricos de temperatura máxima.

Uma massa de ar extremamente quente associada a um bolha de calor sobre o Norte da Argentina e o Paraguai é responsável pela temperatura muito alta e bastante acima das médias históricas de março em uma grande área da América do Sul, afetando países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Brasil e Bolívia.

Ontem, no Brasil, a temperatura máxima no Mato Grosso do Sul chegou a 38,8ºC em Corumbá. O interior de São Paulo anotou 35,7ºC em Jales e Valparaíso. Já no Paraná, a temperatura se elevou a 35,9ºC em Maringá. No Rio Grande do Sul, os termômetros no Oeste do estado indicaram 36,8ºC em São Borja. Na Argentina, a temperatura máxima da terça-feira foi de 44,5ºC em Rivadavia, segundo estações do Serviço Meteorológico Nacional (SMN). Outras estações do SMN apontaram máximas de 42,6ºC em Las Lomitas; 41,5ºC em Tinogasta; 40,5ºC em Catamarca; 40,4ºC em La Rioja; e 40,2ºC em Santiago del Estero, Chilecito e Presidencia Roque Saenz Peña. A sensação térmica em localidade da província de Santa Fé bateu em 51ºC.
No Paraguai, por sua vez, as temperaturas máximas de ontem à tarde bateram em 41,6ºC em Mariscal Estigarribia e 41,2ºC em Pozo Colorado. A máxima oficial de Assunção foi de 40,0ºC. Finalmente, na Bolívia, o serviço meteorológico boliviano anotou máxima de 39,0ºC em Puerto Suarez. CALOR AUMENTA NO SUL DO BRASIL A tendência é de elevação ainda maior da temperatura hoje e amanhã no Rio Grande do Sul.  A massa de ar quente se intensifica nesta quarta-feira e traz um dia de muito calor para o estado. Todas as regiões gaúchas terão uma tarde muito quente para a metade de março, inclusive cidades de maior altitude da Serra. Noroeste, Oeste, Centro, Campanha, Sul, Vales e a Grande Porto Alegre serão as áreas mais quentes do estado com máximas de 35ºC a 38ºC em muitas cidades.

O pior do calor no Rio Grande do Sul ocorre amanhã em diversas localidades, quando se espera que as máximas à tarde se situem perto de 40ºC em pontos do interior. A Grande Porto Alegre pode ter 37ºC a 38ºC na maioria das cidades enquanto na capital a máxima ficará ao redor de 36ºC a 37ºC. A quinta-feira será um dos dias mais quentes do verão astronômico de 2023-2024, que em Porto Alegre só teve máximas iguais ou acima de 36ºC na estação em poucos dias: 36,4ºC em 28 de dezembro; 36,0ºC em 7 de janeiro; 36,5ºC em 14 de janeiro; 36,2ºC em 10 de fevereiro; e 36,3ºC em 12 de fevereiro.

Em Santa Catarina, o calor também aumenta nesta segunda metade da semana com marcas perto de 40ºC em algumas localidades, como do Oeste, do Sul e do Nordeste do estado. No fim de semana, pancadas de chuva já dificultam maior elevação da temperatura em várias cidades, embora siga muito quente. No Paraná, o calor também aumenta nos próximos dias com máximas perto de 40ºC no Oeste, no Noroeste e Norte do estado. MAIS DE 40ºC NO CENTRO-OESTE O calor igualmente escala nos próximos dias no Mato Grosso do Sul e no Sul de Goiás. As máximas à tarde vão fica entre 37ºC e 40ºC na maioria das cidades do Mato Grosso do Sul e em alguns pontos pode passar dos 40ºC, especialmente na fronteira com o Paraguai. O calor intenso afeta ainda a região pantaneira do Mato Grosso. A MetSul Meteorologia chama atenção que, diferentemente de áreas mais ao Sul do Brasil em que a onda de calor não vai se prolongar muito, no Mato Grosso do Sul as temperaturas seguirão bastante elevadas e acima da média por um longo período ainda, estendendo-se aos dias 20 ou 21 de março.

ONDA DE CALOR SE INTENSIFICA TAMBÉM NO SUDESTE A temperatura se eleva nesta segunda metade da semana também no Sudeste com tardes de forte a intenso calor nos quatro estados da região. O calor deve ser mais intenso no interior de São Paulo com repetidas tardes em que as máximas ficam entre 35ºC e 38ºC em grande número de cidades, em particular do Centro para o Norte e o Oeste do estado. Na cidade de São Paulo, os piores dias de calor serão amanhã, sexta e sábado, quando as máximas devem ficar entre 33ºC e 35ºC, podendo estabelecer um novo recorde de máxima para o mês de março na capital paulista. Embora siga quente, e mais abafado pela maior umidade, de domingo em diante retornam as pancadas de chuva que tendem a frustrar máximas mais altas.

Na cidade do Rio de Janeiro, o pior do calor está por vir. Todas as tardes entre a sexta-feira, 15 de março, e o dia 20 de março, devem ter máximas de 36ºC a 39ºC na capital fluminense, mas em alguns dias as máximas passam dos 40ºC em pontos da cidade do Rio. Somente ao redor dos 20 ou 21 a instabilidade começaria a retornar com pancadas de chuva que trariam a diminuição das máximas. Em Belo Horizonte, a previsão é de muito calor ainda por mais uma semana. Isso porque até o dia 20 deste mês a tendência é de predomínio do tempo firme com sol em que as máximas à tarde ficam entre 32ºC e 35ºC, muito acima da média máxima de março de 28,4ºC.

FONTE MetSul Meteorologia

COMENTÁRIOS