A MetSul Meteorologia alerta para o risco de vento forte a muito forte em parte do Rio Grande do Sul entre o final desta sexta-feira e o começo do sábado, acompanhando a passagem de uma frente fria de escassa atividade na dianteira de um reforço de ar frio que avança da Argentina.
Ontem, com o ciclone extratropical, ar mais ameno ingressou no estado gaúcho, o que garante a sexta-feira de temperatura agradável. Agora, reforço de ar frio que está na Argentina vai se deslocar para as próximas horas na direção do Rio Grande do Sul, de acordo com os modelos numéricos.
A sequência de mapas acima do modelo de referência do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) mostra as anomalias de temperatura em 850 hPa (1500 metros de altitude) em que é possível observar o deslocamento do ar mais frio da Argentina para o território gaúcho nas próximas 24h a 36h. A atuação do ar mais frio no Centro da Argentina trouxe temperatura abaixo de 10ºC na madrugada desta sexta-feira em diversas cidades da província de Buenos Aires. Segundo os dados do Serviço Meteorológico Nacional (SMN), as mínimas desceram a 7,4ºC em Tandil e 8,4ºC.
Na dianteira do reforço de ar frio, uma frente fria de escassa atividade vai avançar para o território gaúcho com aumento de nuvens e pouca chuva na maioria dos locais. Aliás, na maior parte do Rio Grande do Sul sequer deve chover. As precipitações acompanhando a frente de reforço vão começar na noite desta sexta pela fronteira com o Uruguai, a Campanha e o extremo Sul gaúcho. Na madrugada e em parte da manhã do sábado, a instabilidade avança pelo Leste do estado com chuva e garoa no Sul do estado, na Costa Doce e possivelmente na Grande Porto Alegre, parte da Serra e do Litoral Norte. Os mapas abaixo mostram a projeção do modelo de alta resolução WTF de evolução da instabilidade pelo Sul e o Leste do estado entre a noite de hoje e a tarde do sábado em que observa como a chuva deve atingir apenas parte do território gaúcho.
Advertimos que acompanhando a frente e a chuva com o ingresso do ar mais frio haverá vento que pode soprar com rajadas fortes a muito fortes em diversas cidades, sobretudo no Sul e no Leste do estado. O vento passa a soprar com rajadas na noite de hoje em pontos do Oeste, fronteira com o Uruguai, Campanha e o extremo Sul gaúcho. Na madrugada do sábado, as rajadas vão atingir outras áreas da Metade Sul e deve alcançar a área de Porto Alegre e o Litoral Norte.
As rajadas mais fortes devem ficar, em média, entre 50 km/h e 70 km/h, mas em alguns pontos não são descartadas rajadas mesmo na casa dos 80 km/h ou até 90 km/h. O vento deve ser mais forte na Lagoa dos Patos e áreas próximas assim como na faixa litorânea. O mapa abaixo mostra a projeção de vento máximo do modelo de alta resolução WRF da MetSul Meteorologia em que se destaca pelas áreas em amarelo e laranja os locais onde o vento pode ser moderado a forte e em vermelho onde pode ser muito forte a intenso.
Uma preocupação é que o vento pode soprar forte a muito forte, com rajadas em alguns pontos de 70 km/h a 90 km/h, em áreas do Litoral Norte que ainda estão sem luz pelos danos na rede elétrica pelos vendavais da quinta. O vento pode dificultar o trabalho de recuperação da rede e somar novas ocorrências de falta de luz. No decorrer do sábado, embora com rajadas ainda esporádicas, especialmente junto à costa, a tendência é de gradual diminuição do vento, sobretudo da tarde para a noite, com o sol aparecendo e a temperatura bastante amena antes de uma madrugada de domingo que deve ser fria para o fim de outubro. COMO CONSULTAR OS MAPAS Todos os mapas de chuva e temperatura neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.
fonte MetSul.