PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CICLONE IRÁ SE FORMAR COM RISCO DE TEMPESTADES COM CHUVA FORTE, VENTO E GRANIZO
Modelos indicam potencial para vendavais localizados com rajadas que poderão atingir isoladamente 100 km/h, sobretudo, amanhã em áreas da Metade Oeste e Noroeste e na sexta entre a Campanha e e parte da Zona Sul. Por outro lado, a passagem dos temporais poderá gerar de forma isolada rajadas entre 50 e 70 km/h, pontualmente ao redor de 80 km/h.
Por leandro marques
Publicado em 26/03/2025 18:07
tempo

Um sistema de baixa pressão atmosférica irá provocar chuva e temporais com vento no Rio Grande do Sul. Ao longo desta quinta o aprofundamento na pressão atmosférica irá produzir nuvens de grande desenvolvimento vertical com risco de células de tempestades que irão ingressar a partir do Oeste já na madrugada.

Entre o final da sexta e a primeira metade de sábado (29/3) o ciclone extratropical se configura no Oceano Atlântico a sudeste do Rio Grande do Sul com pressão em seu cento de 995 hPa já distante do continente. A tendência é de o ciclone se afastar rápido para alto mar. Tanto é que o sábado terá predomínio do ar seco com expectativa de sol e aquecimento. No entanto, durante a quinta-feira a instabilidade ao avançar pelo território gaúcho poderá se organizar em formato de linha o que indica potencial para fortes rajadas de vento. Modelos projetam elevado risco de queda de granizo em vários pontos do território gaúcho na medida em que os temporais avançam de Oeste para o Centro e Nordeste do Estado.

A chuva será irregular na passagem da instabilidade, contudo, alerta-se para o risco de chuva forte a torrencial em pontos isolados. Como resultado há risco de alagamentos em áreas urbanas. Além da alta incidência de raios, rajadas de vento moderadas a fortes e queda de granizo.

Modelos indicam acumulados entre 50 e 100 mm, os quais tem maior potencial de ocorrer em cidades da Metade Oeste do Rio Grande do Sul e do Paraná. No estado gaúcho a chuva deverá ocorrer, em grande parte nesta quinta-feira. No Paraná o risco maior é para a sexta. Em outras regiões os acumulados de forma isolada associado aos temporais também poderão ser pontualmente altos com risco de transtornos isolados. Portanto, a quinta-feira será um dia de alto risco para o Estado a começar pelo Oeste entre a madrugada e o turno da manhã. Da tarde para a noite a instabilidade se espalha, porém apresentará certa organização em formato de linha até atingir a divisa com Santa Catarina no fim do dia. Na sequência de mapas abaixo é possível ver no campo de refletividade do modelo de alta resolução WRF rodado pela MetSul a intensidade e a organização da chuva ao avançar pelo Estado. Destaca-se que os tons de vermelho indicam chuva forte e os pontos e lilás são índices de refletividade que indicam potencial de granizo.

Modelos indicam potencial para vendavais localizados com rajadas que poderão atingir isoladamente 100 km/h, sobretudo, amanhã em áreas da Metade Oeste e Noroeste e na sexta entre a Campanha e e parte da Zona Sul. Por outro lado, a passagem dos temporais poderá gerar de forma isolada rajadas entre 50 e 70 km/h, pontualmente ao redor de 80 km/h.

Na sexta-feira a previsão é de uma segunda onda de temporais (mais isolados) avançar pelo Estado. Atenção para as regiões do Oeste e Noroeste, sobretudo, na fronteira com a Argentina e entre a Campanha e a Zona Sul. Nessas regiões os temporais poderão avançar com  raios, chuva moderada a forte e novas ocorrências de granizo (mais localizados). Rajadas de vento forte deverão ocorrer, especialmente entre a Campanha e a Zona Sul.

O mapa acima indica o campo de rajadas de vento acumulado na projeção das próximas 72 horas Santa Catarina e Paraná Em Santa Catarina e no Paraná a tendência é de os temporais ocorrerem de forma mais isolada, especialmente entre o final da quinta e ao longo da sexta-feira. Rajadas de vento isoladas ao redor de 60 a 80 km/h poderão ocorrer ao longo da sexta-feira, sobretudo, da tarde para a noite. Modelos indicam potencial maior para o interior de ambos Estados, notadamente no meio oeste catarinense e Metade Oeste e no Noroeste do Paraná. A chuva será irregular e chegará mais cedo, especialmente em Santa Catarina. A expectativa é de chover entre o final da tarde e a na noite de quinta-feira. Há potencial para temporais isolados que poderão ter chuva moderada a forte e ocorrências de queda de granizo bem pontual. O sudoeste do Paraná poderá ter chuva já na madrugada de sexta.

FONTE MetSul Meteorologia

Comentários