O clima de outono vai finalmente se estabelecer com o predomínio de dias amenos ou de temperatura agradável a partir de agora, depois de um começo de estação no final de março ainda com características de verão e tardes de calor. É o que antecipa a MetSul Meteorologia a partir da análise de dados de modelos de tempo e clima de curto e médio prazos para os próximos dias e semanas no Sul do Brasil. A primeira massa de ar frio de maior intensidade do outono começa a ingressar no Rio Grande do Sul nas próximas horas com queda acentuada da temperatura. O dia já tem marcas agradáveis nesta quinta, mas vai refrescar mais. É o que fará com que a sexta tenha uma tarde com temperaturas bastante amenas em Porto Alegre e na maior parte do estado gaúcho com máximas ao redor e abaixo dos 20ºC na maior parte dos municípios.
O ar frio vai tomar conta do Sul do Brasil entre amanhã e o sábado, devendo chegar ao Sudeste no fim de semana. Os dias de temperatura mais baixa no Rio Grande do Sul e na maior parte da Região Sul devem ser a sexta-feira, o sábado e o domingo, esperando-se gradua aquecimento a partir do começo da semana que vem. Em Porto Alegre e região, as menores máximas ocorrem na sexta, devendo ficar em torno dos 20ºC a 21ºC. No fim de semana, as mínimas na área metropolitana devem se situar entre 11ºC e 14ºC.
A maioria das cidades do interior do Rio Grande do Sul deve ter mínimas no fim de semana entre 8ºC e 12ºC, mas na fronteira com o Uruguai, na Serra do Sudeste e nas áreas de maior altitude da Metade Norte a temperatura pode cair a valores ao redor e abaixo de 5ºC, especialmente no sábado que deve ter a madrugada mais fria. Já nos Aparados da Serra e no Planalto Sul de Santa Catarina, nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil, o começo do sábado pode ter mínimas mesmo perto e ao redor de 0ºC, não se descartando as primeiras marcas negativas de 2025. Esta massa de ar frio, na prática, vai determinar o começo do outono. Serão vários dias amenos ou agradáveis em sequência e não há indicativo no curto prazo de um período quente e de calor. Os mapas a seguir mostram a tendência de anomalia de temperatura (desvio da média) em intervalos de cinco dias até o começo de maio para o Sul do Brasil a partir de dados do modelo de clima norte-americano CFS, cujo assinante tem acesso diário (assine aqui).
Como se observa nos mapas, o predomínio nos próximos dez a quinze dias deve ser de temperaturas abaixo ou perto da média, mas entre a última semana de abril e o começo de maio pode ocorrer um período de temperaturas mais altas do que a média. Não deve se esperar, entretanto, clima invernal. Os dias mais frios com noites e tardes de frio costumam se estabelecer em meados de maio e às vezes apenas durante o mês de junho. Por outro lado, os dias de calor ainda podem ocorrer, mas com temperaturas menores do que no verão e de forma muito mais pontual, ou seja, o calor será muito menos frequente a partir de agora. Este novo padrão em que vão predominar os dias amenos e agradáveis, o clássico clima de meia estação, é o normal do outono no Sul do Brasil e proporcionado por uma maior frequência de ingresso de ar frio ou ameno em latitudes médias da América do Sul.
FONTE MetSul Meteorologia