Condições do tempo vão variar muito nos próximos sete dias no Sul do Brasil com ar quente, frente fria com chuva e depois ar frio
Calor para os padrões de maio, chuva e depois o retorno do frio. Esta é a tendência para os próximos sete dias do Sul do Brasil, de acordo com a previsão do tempo da MetSul Meteorologia. No último fim de semana, uma massa de ar seco e frio de alta pressão chegou à Região Sul, garantindo uma sequência de dias com predomínio de tempo firme e noites com temperatura mais baixa. Foi o que trouxe, com o tempo aberto e seco, a formação de geada e temperaturas mínimas abaixo de zero nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil, no Planalto Sul Catarinense.
Agora, o ar frio se afasta e gradualmente começa a ingressar ar mais quente, o que traz elevação de temperatura nos três estados da região. As tardes até o começo da semana que vem devem ter temperaturas acima dos padrões de maio.
A MetSul Meteorologia projeta maior aquecimento no Rio Grande do Sul em cidades do Oeste, Noroeste e da Depressão Central, o que inclui o Centro do estado, os vales e a região metropolitana de Porto Alegre. Tardes com marcas de 27ºC a 30ºC são esperadas no Oeste, Noroeste, vales e na Grande Porto Alegre até o começo da próxima semana, ou seja, com marcas muito acima da médias máximas históricas de maio de 22ºC a 23ºC.
Haverá locais em que as máximas devem até passar em alguns dias da marcas de 30ºC, o que não é muito calor no auge do verão, mas em se tratando de maio é temperatura bastante acima dos padrões da época. FRENTE FRIA E AR FRIO NA PRÓXIMA SEMANA O tempo muda no Sul do Brasil na semana que vem com o retorno da chuva devido à chegada de uma frente fria, que levará instabilidade aos três estados da região entre a terça e a quarta. Inicialmente, a instabilidade deve afetar pontos do Oeste e do Sul gaúcho já no domingo. Na segunda-feira já chove em mais cidades do Rio Grande do Sul, embora ainda não em todo o estado.
Na terça-feira, à medida que ar frio se aproxima pelo Sul, a frente fria se reforçará sobre o território gaúcho com aumento da chuva. O sistema já começa a avançar para o Norte e leva chuva a mais cidades do Sul do Brasil.
Na quarta-feira, uma massa de ar frio e seco ingressa no Rio Grande do Sul com queda maior da temperatura, melhorando o tempo no estado gaúcho, e desloca a frente fria com chuva para Santa Catarina e o Paraná. TENDÊNCIA DIA A DIA NO RIO GRANDE DO SUL Quinta-feira: Rio Grande do Sul segue sob a influência da crista de um centro de alta pressão e o tempo segue firme com sol e nuvens, apenas com bancos de nevoeiro e neblina ao amanhecer que logo se dissipam e dão lugar ao sol. Sexta-feira: Os gaúchos terão mais um dia com a presença do sol e nuvens, predominantemente altas, no estado. Outra vez haverá bancos isolados de nevoeiro e neblina na madrugada e começo da manhã.
Sábado: Rio Grande do Sul completa uma semana de tempo firme no sábado com mais um dia de sol e nuvens, predominantemente altas e médias, no estado. Persiste a cerração isolada no começo da manhã em alguns pontos. Domingo: O dia terá sol e nuvens, mas no decorrer do dia a nebulosidade aumenta a partir do Oeste e do Sul gaúcho. Até o fim do dia pode chover em pontos principalmente do Oeste e do Sul.
Segunda-feira: Espera-se maior quantidade de nuvens no território gaúcho. Mesmo assim, o sol vai aparecer em vários pontos no decorrer do dia com calor fora de época. A chuva se concentra mais no Sul gaúcho e em parte do Oeste. Terça-feira: Frente fria atua no Rio Grande do Sul com abundante nebulosidade e chuva em todas as regiões. A chuva será moderada a forte com raios e trovoadas em alguns pontos. Qualquer temporal será muito isolado. Quarta-feira: O começo do dia tem chuva ainda em algumas regiões, especialmente nas regiões Norte e no Nordeste do estado. No decorrer da quarta, no entanto, com ingresso de ar seco e frio, a instabilidade se afasta e o sol aparece.
fonte MetSul.Com MetSul.com é a plataforma de notícias, previsões e dados da MetSul Meteorologia com uma equipe de meteorologistas e jornalistas. Você pode enviar suas sugestões de pauta e interagir em nossas redes sociais.