Prepare-se para calor fora de época, chuva e nova massa de ar frio. A semana que se inicia terá condições bastante variáveis do tempo com instabilidade, dias de temperatura acima da média, uma frente fria e a chegada de uma massa de ar frio. Neste começo de semana, o avanço de ar mais quente sobre o Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul forma nuvens e traz instabilidade neste domingo para o Oeste, Centro, Sul e parte do Leste gaúcho. Chega a garoar e chover em pontos destas regiões ao passo que mais ao Noroeste e ao Norte do estado o sol aparece e a temperatura estará alta para julho à tarde. Durante esta segunda, o avanço de ar quente pelo Nordeste da Argentina ainda vai trazer muitas nuvens e chance de instabilidade em parte do Rio Grande do Sul, especialmente nas Metades Sul e Leste do estado com possibilidade de precipitação em alguns pontos. Mais ao Norte e ao Oeste-Noroeste o sol segue aparecendo com temperatura alta para julho. Na terça-feira, o ar mais quente que se desloca do Paraguai e do Nordeste argentino cobre grande parte do Sul do Brasil e trará um dia que vai ser marcado por temperatura acima da média.
Algumas localidades mais ao Oeste e ao Noroeste do Rio Grande do Sul, do Oeste catarinense, e do Oeste e do Norte do Paraná devem ter até calor para os padrões de julho com marcas perto e acima dos 30ºC. Na quarta, o tempo começa a mudar com a aproximação e chegada de uma frente fria que traz chuva no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul. Nas demais regiões gaúchas, em Santa Catarina e do Paraná o sol aparece com nuvens em dia de temperatura alta e muito acima das médias de julho.
FRENTE FRIA MUDA O TEMPO NA QUINTA-FEIRA
Uma frente fria vai avançar rapidamente pelo Sul do Brasil durante a quinta-feira com aumento da cobertura de nebulosidade e chuva ao longo do dia em diversos pontos da região. A maior instabilidade deve ocorrer no Rio Grande do Sul, mas os volumes de chuva não serão altos na maioria das localidades. No geral, grande parte do estado deve ter índices de precipitação inferiores a 20 mm ou 30 mm. Em Santa Catarina, a chuva alcança a maioria das localidades na quinta, contudo devem ser esperados baixos volumes e irregularidade na precipitação. No Paraná, chove com baixos volumes e de forma irregular mais em pontos do Oeste e do Sul do estado enquanto no Norte paranaense a frente pode não trazer precipitação.
Em São Paulo, exceção de cidades mais ao Sul, o sistema frontal não tem impacto e o sol seguirá aparecendo com temperaturas elevadas para a época do ano em muitas cidades do interior paulista.
A baixa pressão que acompanha o sistema frontal pode trazer chuva ainda na sexta em setores da Metade Leste gaúcha, mas na maior parte do estado o tempo melhora ao longo do dia com sol e nuvens. MASSA DE AR FRIO NO FINAL DA SEMANA Uma nova massa de ar frio avança pelo Sul do Brasil durante a quinta-feira e vai trazer queda de temperatura. Enfatizamos que é uma incursão de ar frio muito menor em intensidade do que as duas da segunda metade de junho, logo não se deve esperar temperaturas tão baixas quanto as registradas no começo do inverno e no início de julho.
Esta massa de ar frio traz um dia de temperatura baixa na quinta no Rio Grande do Sul e provoca um acentuado declínio em Santa Catarina e no Paraná. Terá efeito muito limitado no Sudeste do Brasil, com queda de temperatura no Sul de São Paulo. No Centro-Oeste, deixará o tempo mais ameno no Sul e o Oeste do Mato Grosso do Sul. Como é uma massa de ar frio mais fraca em intensidade, os seus efeitos serão sentidos por pouco tempo, no final desta semana. Logo, a temperatura vai voltar a se elevar com subida das marcas nos termômetros a partir do próximo fim de semana.
fonte MetSul.Com