PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
MENU
️ Ciclone intenso pode se formar na próxima semana com grande perigo, alerta a MetSul Meteorologia
Por leandro marques
Publicado em 05/12/2025 12:41
tempo

Rádio Web Região Oeste Santa Maria Informa
Ciclone intenso pode se formar na próxima semana com grande perigo, alerta a MetSul Meteorologia

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta importante para a possível formação de um ciclone intenso entre terça-feira (9) e quarta-feira (10) da próxima semana no Rio Grande do Sul, em um cenário que pode envolver tempestades severas, chuva volumosa e vento muito forte.

Como o sistema deve se formar

Uma área de baixa pressão em altitude avança do Pacífico para o Chile neste fim de semana. No início da semana, cruzará os Andes e seguirá pela Argentina, encontrando outra baixa pressão em superfície vinda do Paraguai, que se deslocará para o Oeste gaúcho.

A interação desses sistemas deve iniciar um processo de ciclogênese (formação de ciclone) entre o RS e o Uruguai na terça-feira, gerando instabilidade profunda e pressão atmosférica atipicamente baixa sobre o estado.

O que esperar

Pressão atmosférica muito baixa
Modelos internacionais projetam valores abaixo de 1000 hPa em todo o estado e até 990 hPa no Sul gaúcho — níveis incomuns mesmo no inverno. Na quarta-feira, o centro do ciclone pode atingir cerca de 980 hPa sobre o mar, muito próximo ao Litoral Sul.

Chuva forte e volumosa
Acumulados podem chegar a 50 mm em poucas horas e até 100 a 200 mm em pontos próximos ao vórtice do ciclone.

Tempestades severas
Na terça-feira, há risco elevado de temporais no Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. A MetSul não descarta a formação de supercélulas, capazes de provocar vendavais intensos e destrutivos.

Vento muito forte
O ciclone pode gerar vento intenso por longas horas entre o fim de terça e o início de quinta-feira (11).

  • Grande parte do RS: 60 a 80 km/h

  • Sul e Leste do estado: 80 a 100 km/h
    Essas rajadas podem causar grandes impactos no setor elétrico, especialmente nas áreas atendidas pela CEEE Equatorial.

Trajetória

Na quarta-feira, o ciclone deve estar sobre a costa do RS, intensificado. Entre a noite de quarta e quinta-feira, tende a se deslocar rapidamente para Leste-Sudeste, afastando-se do continente.

Importante

A MetSul ressalta que, apesar da forte concordância entre os principais modelos internacionais, ajustes nos valores de pressão e intensidade do vento são esperados nos próximos dias.

Recomendação
Acompanhe atentamente os próximos boletins da MetSul, que trarão atualizações detalhadas sobre áreas de risco, volumes de chuva e intensidade dos ventos.

 

Fonte: MetSul Meteorologia

Comentários