PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
**ALERTA** TEMPORAIS ISOLADOS E VÓRTICE CICLÔNICO NO RIO GRANDE DO SUL Postado por MetSul | out 25, 2020 | Alerta, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina
25/10/2020 21:13 em noticias

A MetSul Meteorologia alerta que uma frente fria avançará pelo Sul do Brasil neste começo de semana com chuva mais ampla e alto risco de temporais nos três estados do Sul. O sistema frontal de forte intensidade já começou a ingressar no Rio Grande do Sul pelo Oeste agora no final deste domingo com probabilidade de chuva localmente forte a torrencial e ainda a possibilidade de tempestades de vento (vendavais) e granizo, como já ocorreu na ArgentinaA máxima atividade frontal deste sistema deve ocorrer no Oeste do Sul do Brasil. Por isso, a MetSul Meteorologia antecipa que o risco de temporais mais fortes é valido para a Metade Oeste do Rio Grande do Sul, o Oeste e o Meio-Oeste de Santa Catarina e a Metade Oeste do Paraná, apesar da possibilidade de tempo severo isolado em outras áreas dos três estados.No Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira, o sistema frontal traz chuva, trovoadas e temporais isolados desde cedo para a Metade Oeste e o Sul. No Leste e no Nordeste do Estado, em muitas áreas o sol chega a aparecer com nuvens e abafamento antes da mudança do tempo. Será o caso de Porto Alegre que começa o dia com tempo firme e abafado, mas depois deve ter chuva, especialmente da tarde para a noite.

Ao longo da segunda, a frente avança e traz chuva para todas as regiões. Serão precipitações irregulares, mas, isoladamente, ocorrem pancadas fortes com risco de temporais localizados de vento forte e granizo. Na Metade Oeste, depois de um começo de dia chuvoso, o tempo melhora da tarde pra noite e o sol pode aparecer em muitas cidades à tarde.

A chuva, apesar de ampla, será irregular. Em muitos locais deve chover menos de 10 mm ou 20 mm na passagem desta frente e é possível que em alguns poucos a precipitação até “falhe”, mas muitos locais terão chuva de 20 mm a 30 mm na passagem do sistema e em algumas cidades os acumulados podem ficar perto ou acima de 50 mm.Esta frente fria, diferentemente do que é comum nesta época do ano e mais normal de se ver no inverno, conseguirá avançar pelo interior do continente e vai alcançar com chuva e temporais, alguns fortes a severos de vento e granizo, os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso entre segunda-feira e terça. Também parte do estado de São Paulo pode ter chuva e temporais associados a esta frente, mas o sistema frontal deve enfraquecer ao se deslocar pelo Sudeste do Brasil.

Aviso de vórtice ciclônico

A MetSul antecipa que um vórtice ciclônico vai se formar na terça-feira sobre o Leste do Rio Grande do Sul com o centro de baixa pressão situado sobre o mar e que depois vai avançar para a área da Lagoa dos Patos. Este sistema vai impressionar nas imagens de satélite porque o eixo do ciclone estará sobre o continente e justamente na parte Leste do Rio Grande do Sul, que inclui Porto Alegre.Este vórtice ciclônico da terça pode trazer vento moderado e ocasionais rajadas no Leste gaúcho, mas a MetSul não espera que seja um sistema gerador de vento intenso. O grande risco associado a este sistema será chuva forte e volumosa com possibilidade de alagamentos em pontos do Leste e do Nordeste gaúcho, sobretudo na área da Lagoa dos Patos e seu entorno, o Litoral, os vales, a Grande Porto Alegre e a Serra.

 
fonte https://metsul.com/
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!