PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Como funciona a campanha de vacinação de idosos que começa hoje
11/02/2021 13:47 em noticias

Unidades de Saúde tiveram parte da estrutura preparada na quarta-feira

 

Cerca de 11 meses após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a disseminação do coronavírus pelo mundo como uma pandemia, o grupo que, estatisticamente, mais morre por conta da Covid-19 começa a ser vacinado em Santa Maria. A partir das 13h30min desta quinta-feira, idosos com 85 anos ou mais devem procurar uma das oito unidades de saúde ou o drive-thru na Basílica da Medianeira para receber a dose. Ao todo, serão disponibilizadas 3.450 doses da CoronaVac, o que não será suficiente, em um primeiro momento, para imunizar todos os idosos da faixa etária no município. Diferentemente do anunciado pela prefeitura anteriormente, não haverá imunização na Policlínica Erasmo Crossetti, no Centro. As doses que seriam disponibilizadas no local serão aplicadas no Parque da Medianeira. Conforme o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, a decisão foi tomada na manhã de ontem para facilitar o acesso às doses e evitar filas na Policlínica Central. O trânsito também foi levado em conta, já que há poucas vagas de estacionamento no Erasmo Crossetti, que fica localizado na Rua Floriano Peixoto, e isso poderia causar congestionamento na região.

QUANDO

  • Nesta quinta-feira, a partir das 13h30min

ONDE

  • Drive-thru no Parque da Medianeira - 1 mil doses
  • Kennedy (Bairro Salgado Filho) - 400 doses
  • Itararé (Bairro Itararé) - 200 doses
  • Ruben Noal (Bairro Tancredo Neves) - 400 doses
  • Vitor Hoffmann (Vila Rossi) - 200 doses
  • Floriano Rocha (Bairro Juscelino Kubitschek) - 450 doses
  • Oneyde de Carvalho (Vila Lorenzi) - 200 doses
  • Wilson Paulo Noal (Bairro Camobi) - 400 doses
  • São Francisco (Bairro João Luiz Pozzobon) - 200 doses

O QUE LEVAR

  • Documento de identidade com foto e CPF
  • Cartão do SUS (opcional)

SEM FILAS
O atendimento, tanto no drive-thru quanto nas unidades de saúde, será por ordem de chegada, a partir das 13h30min, até as doses esgotarem. O horário foi pensado para evitar aglomeração e filas durante a madrugada, já que as UBSs terão funcionamento normal durante a manhã.

- Se começássemos pela manhã, muitos chegariam de madrugada, e nós estamos lidando com idosos acima de 85 anos. Nosso pedido é que não se formem filas de pessoas para esperar pela ficha. Todos os idosos acima de 85 anos serão imunizados. Ou na primeira ou na segunda remessa - explica Ribas.

 

A vacinação no Parque da Medianeira será exclusivamente por drive-thru, sem a necessidade do idoso sair do veículo. O esquema será semelhante ao realizado na vacinação da gripe, no ano passado. Serão mil doses no local - o maior quantitativo entre os locais de vacinação. Por isso, a expectativa é de que a procura seja maior no Parque.

Elevyr Franco, de 85 anos, mora no Centro e pretende ir tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no drive-thru. Para isso, vai acompanhada de uma amiga de 90 anos, que também espera se imunizar e será a motorista da rodada.

- Eu moro sozinha, sou muito ativa, funcional. Já fiz teste e agora vou tomar a vacina. Nunca tive o vírus, graças a Deus, e nem quero ter - diz.

Ainda que as aplicações comecem só às 13h30min, ela espera chegar próximo das 13h:

- Eu vou um pouco antes porque sou muito apuradinha.

 

Ainda conforme o secretário, nos demais postos serão atendidos idosos a pé. No entorno das unidades, será proibido o estacionamento de carros. A exceção é em casos de idosos que tenham dificuldade de locomoção. Nesses casos, agentes de trânsito estarão orientado os motoristas, e os idosos poderão ser vacinados dentro do veículo. A recomendação é de que quem tenha um carro procure a Basílica, que terá uma estrutura voltada para isso.

Conforme a prefeitura, nas áreas externas das oito unidades de saúde, haverá estruturas do Exército a fim de garantir mais comodidade aos idosos. Voluntários atuarão na organização da fila. Eles informarão se ainda há doses disponíveis e farão a distribuição de fichas. A vacinação segue até o fim do estoque em cada unidade.

Todos deverão usar máscara de proteção e manter o distanciamento entre as pessoas.

 

Não haverá exceções para idosos que ainda não completaram 85 anos, mesmo que estejam próximos do aniversário.

- Não podemos abrir exceção. Teremos um registro bem rígido. O setor de imunização precisa ser totalmente fidedigno no cadastro, pois tem a segunda dose - explica o secretário de Saúde.

* Colaboraram Felipe Backes e Leonardo Catto FONTE https://diariosm.com.br/

COMENTÁRIOS