PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
UTILIDADE PÚBLICA RS ANUNCIA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 DE PESSOAS COM COMORBIDADES
15/04/2021 12:14 em saude
Ainda não há data para o começo da imunização deste grupo de adultos de 18 a 59 anos com doenças crônicas. Governo aguarda por nova remessa de doses.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) anunciou nesta quarta-feira (14) que, assim que os municípios terminarem de vacinar pessoas com 60 anos ou mais contra a Covid-19, eles poderão iniciar a imunização de adultos de 18 a 59 anos que tenham alguma comorbidade. Não há, porém, previsão de remessa de novas doses para a ampliação a este grupo. Veja lista abaixo.
A secretária da Saúde, Arita Bergmann, diz que a vacinação desse novo grupo depende do ritmo do recebimento de doses e do fluxo de aplicação nas cidades gaúchas. A SES não sabe, contudo, quais municípios já concluíram a imunização de todos os idosos.
A estimativa é que o Rio Grande do Sul tenha 1.150.997 pessoas com pelo menos alguma das seguintes doenças crônicas:
diabetes
hipertensão arterial ou pulmonar
pneumopatia crônica grave
insuficiência cardíaca
cardiopatias
síndromes coronarianas
valvopatias
arritmia cardíaca
próteses valvares ou dispositivos cardíacos implantados
doença cerebrovascular
doença renal crônica
imunossuprimidos
anemia falciforme
obesidade mórbida
síndrome de down
cirrose hepática
De acordo com a diretora do Centro Estadual de Saúde, Cynthia Molina Bastos, as comorbidades aumentam o risco de condições mais graves aos infectados pelo coronavírus. Para comprovar a doença, a pessoa deverá levar ao local de vacinação um documento médico (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica etc.) ou utilizar os cadastros já existentes nas unidades de saúde. fonte
COMENTÁRIOS