PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
COVID: DETECTADA VARIANTE DO REINO UNIDO EM PELOTAS
19/04/2021 00:21 em saude
COVID: DETECTADA VARIANTE DO REINO UNIDO EM PELOTAS
A amostra identificada com esta linhagem, com data de coleta em 25 de fevereiro, em pessoa sem histórico de viagem
O estudo genômico das variantes do coronavírus que circulam no Rio Grande do Sul, publicado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) nesta sexta-feira, 16, detectou pela primeira vez, em Pelotas, a variante B.1.1.7., que surgiu no Reino Unido.
Foi apenas uma amostra identificada com esta linhagem, com data de coleta em 25 de fevereiro, em pessoa sem histórico de viagem. Investigação de contatos não mostrou relação com ninguém que tenha viajado. De acordo com um dos autores do estudo, o especialista em Saúde do Laboratório Central do Estado (Lacen), Richard Steiner Salvato, mais amostras da região serão sequenciadas para compreendermos se este é um caso isolado ou trata-se de transmissão comunitária.
Além do Rio Grande do Sul, essa linhagem foi detectada em outros 11 Estados brasileiros e no Distrito Federal. É uma das variantes que causam preocupação por apresentar alterações no comportamento do vírus por carregarem mutações específicas. Essa linhagem é conhecida pela maior transmissibilidade, assim como a P.1 (de Manaus), além de uma possível maior severidade da doença.
As linhagens mais frequentes desde o início da pandemia no Estado foram as mesmas identificadas no restante do país: B.1.1.33, B.1.1.28, P.2 e P.1. Atualmente, a linhagem P.1 predomina sobre as demais.
As amostras analisadas foram de indivíduos que moram em 139 diferentes municípios do Rio Grande do Sul, de ambos os sexos e faixas etárias variadas. O sequenciamento genético é realizado por diversos laboratórios, como Lacen/RS, Fiocruz/RJ, Funed/MG, Universidade Feevale e outros.
Fonte G1
Foto divulgação
COMENTÁRIOS