PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SANTA MARIA Mercados de Santa Maria devem seguir fechados aos domingos por mais um ano
14/06/2022 20:35 em noticias

Os supermercados de Santa Maria não irão voltar a abrir aos domingos, como chegou a ser cogitado neste ano. A decisão de manter os estabelecimentos fechados por pelo menos mais um ano foi definida em uma assembleia realizada na tarde de ontem, com 30 empresas representadas. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Santa Maria (Sindigêneros), 70% decidiram pela manutenção de fechamento neste dia da semana durante este ano.Conforme a reportagem apurou no local da assembleia, que ocorreu no Edifício da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), havia 13 empresários do setor no auditório. De acordo com o presidente da entidade, Gilberto Cremonese, embasaram essa não reabertura o fato de várias cidades no país estarem retomando o uso de máscaras e também a questão de o momento econômico não ser considerado propício para repassar custos maiores oriundos dessa abertura aos consumidores, por meio das mercadorias.

Além disso, foi elencada também a questão humana envolvendo os trabalhadores dos mercados.

– O pessoal entendeu que os mercados ficaram abertos durante toda a pandemia e que, portanto, isso também pesou nesse momento. Toda a categoria trabalhou nessa pandemia e graças a Deus deu tudo certo, mas também entendemos que esse momento é de ceder um pouquinho para que os colaboradores possam usufruir dos domingos com familiares – informa Cremonese.

Ainda segundo ele, após ampla divulgação da realização da assembleia, fez-se entender que a ausência seria voto a favor da manutenção do fechamentos dos mercados aos domingos na cidade. Também com direito a voto, nenhuma rede de fora da cidade esteve representada na assembleia.Desde 2008, é proibido o uso de funcionários contratados aos domingos, o que impossibilita o funcionamento dos médios e grandes supermercados da cidade. Com a decisão de ontem, aos supermercados vão completar 15 anos fechados aos domingos, situação que faz de Santa Maria a única entre as maiores cidades do Rio Grande do Sul a adotar essa medida.

Expectativa

Ainda conforme Cremonese, há uma esperança de que a medida possa ser alterada, mas só a partir de julho de 2023.
– Foi feito o calendário (de feriados) para um ano e com forte tendência de que, a partir do ano que vem, então se reabra o comércio aos domingos. A partir do segundo semestre – adianta o presidente do Sindigêneros.
A lei federal permite o uso de mão de obra contratada aos domingos e proíbe em feriados, exceto se houver convenção coletiva prevendo o contrário.
Em relação ao funcionamento nos feriados, a tendência é que os mercados continuem abrindo a partir de julho, em calendário que precisa ser negociado com o Sindicato dos Comerciários. 

fonte Diário de Santa Maria

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!