PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
ATENCAO SANTA MARIA VAI PARA FESTA FICA LIGADO Romaria | Atenção motoristas para as alterações no trânsito e transporte coletivo
05/11/2022 20:32 em noticias

A 79ª Romaria Estadual da Medianeira retorna de maneira totalmente presencial e em novo formato neste final de semana (informações abaixo). Para receber os devotos, diferentes setores da Prefeitura de Santa Maria vão dar apoio na organização do evento religioso, que ocorre neste sábado (5) e domingo (6). Por isso, a população deve ficar atenta as alterações no trânsito e no transporte coletivo, que serão no domingo.

Acesse a programação completa aqui.

Os preparativos começaram ainda na última semana no entorno do Parque da Medianeira, na avenida de mesmo nome. Por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, equipes intensificaram os serviços de corte de grama, limpeza, nivelamento do terreno, pintura de meios-fios e revisão no sistema de iluminação.

A ROMARIA

A 79ª Romaria Estadual da Medianeira ocorre neste final de semana e tem como tema “Medianeira da Graça: Educadora da Paz”. O objetivo é evidenciar uma educação humanista, integral e suplicar a paz para o Brasil e o mundo. A Prefeitura é apoiadora da Romaria que será em novo formato, em dois dias, com a tradicional procissão apenas no domingo. O evento foi pensado de forma a trazer os jovens e as famílias, independentemente de credo, para as Aldeias da Hospitalidade, uma quermesse com três espaços que vão contar com estrutura para apresentações culturais, para crianças e praças de alimentação, permanecendo abertas ao público no sábado e no domingo. As Aldeias, Hospitalidade, Paz e Fé vão receber apresentações artísticas das 13h às 17h.

A abertura oficial da Romaria será no sábado, às 10h, com a apresentação da Banda da Brigada Militar, no Parque da Medianeira. O dia se encerra com uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria no Altar Monumento, com o Concerto para Maria, que será seguido por uma procissão luminosa no Parque da Medianeira. No site da Arquidiocese há um link para inscrição de voluntários para comporem a equipe da Romaria, os canais para informações sobre as atividades são os telefones (55) 99949-5433 (Patric) e (55) 99660-4816 (Raul).

Também no sábado, à tarde, será realizada a recepção da Imagem na Catedral Metropolitana, na Avenida Rio Branco, no Centro, de onde saíra a procissão no dia 6 de novembro. No domingo, na Catedral Metropolitana, os trabalhos que antecedem a procissão se iniciam às 5h com a Santa Missa da Alvorada. A procissão parte da Catedral, às 8h30min. As missas começam a ser celebradas a partir das 10h, ocorrendo de hora em hora, até às 18h.

A tradicional feira de doces da Romaria teve início em 28 de outubro, no Parque da Medianeira, e se encerra junto com a Romaria no domingo (6). Confira, aqui, os valores. 

SEGURANÇA

Agentes da Guarda Municipal intensificam as rondas periódicas na Avenida Medianeira e no Parque da Medianeira para já garantir a segurança das pessoas que acompanharão o evento. Da tarde desta sexta-feira (4) ao final da tarde de domingo (6), haverá equipes permanentes em dois postos montados em frente à Basílica destinados para os trabalhos de fiscalização, junto com demais órgãos de segurança. Agentes da Guarda também acompanharão o cortejo com a imagem da Mãe Medianeira.

Duas tendas montadas, em forma de pirâmides, darão suporte às equipes da Guarda Municipal, da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, e da Secretaria de Mobilidade Urbana, com agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana. As estruturas servirão de abrigo e ponto de referência para as equipes, também haverá atendimento ao público e venda de lotes para a Romaria. Já nesta sexta-feira à noite, começam as rondas dos fiscais com as equipes da Guarda no decorrer da Avenida Medianeira e no Parque da Medianeira. Para o domingo, a Guarda Municipal irá auxiliar no fechamento das Ruas Marquês do Herval com Dom Pedro II até o final da procissão, da Rua Heitor Campos com Dr. Teodorico, e General Osório com Madre Paulina todo o período do evento Romaria, até o final do evento religioso. 

MOBILIDADE URBANA E TRÂNSITO

Para a procissão, a população deve ficar atenta às alterações no trânsito ao longo deste domingo:
– A Avenida Rio Branco, no sentido Bairro-Centro, estará bloqueada no trecho entre as ruas dos Andradas e Venâncio Aires das 6h30min às 10h, podendo ser estendido até a Rua Silva Jardim, conforme a necessidade;
– Os acessos a Rua do Acampamento e Avenida Medianeira até a Rua Duque de Caxias serão bloqueados das 6h30min às 11h, término da procissão;
– Já os acessos à Avenida Medianeira, entre as ruas Duque de Caxias e Visconde de Pelotas, serão bloqueados das 6h30min até as 19h.

VIAS QUE SERÃO BLOQUEADAS DURANTE A PROCISSÃO:
– Avenida Rio Branco x Rua dos Andradas
– Rua Venâncio Aires x Rua Floriano Peixoto
– Rua Astrogildo de Azevedo x Rua Floriano Peixoto (moradores saídas na contramão)
– Rua Professor Braga x Rua Tuiuti (terminal ônibus Tancredo Neves)
– Rua Tuiuti x Rua Riachuelo
– Rua Riachuelo x Rua Pinheiro Machado
– Rua José Bonifácio x Rua Professor Braga
– Avenida Medianeira x Rua General Neto
– Avenida Fernando Ferrari x Rua João Rolim
– Rua Dezenove de Novembro x Travessa Paraíba
– Rua Paraíba x Travessa Paraíba
– Rua Doze de Outubro x Rua José Carlos Kruel
– Rua Floriano Peixoto x Rua Vinte e Quatro de Fevereiro
– Rua Marquês do Herval x Rua Dom Pedro II
– Rua Floriano Peixoto x Rua Felipe de Oliveira
– Rua Duque de Caxias x Rua Felipe de Oliveira

Vias com bloqueio das 6h30min às 19h (locais de desvios de trânsito)
– Avenida Medianeira x Rua Duque de Caxias
– Rua Heitor Campos x Rua Dr. Theodorico
– Rua General Osório x entrada do Residencial Madre Paulina
– Avenida Medianeira x Rua Visconde de Pelotas
– Rua Visconde de Pelotas x Rua Inconfidentes
– Rua Barão do Triunfo x Rua Farrapos
– Rua Appel x Rua Inconfidentes (somente acesso ônibus do transporte coletivo)

PONTOS PROVISÓRIOS DE TÁXI:
– Serão instalados dois pontos de táxi provisórios, um na Travessa Medianeira, próximo à farmácia quase em frente à Basílica. O outro ponto ficará na Avenida Medianeira esquina com a Rua Visconde de Pelotas. O horário será das 7h30min às 12h30min.

TRANSPORTE COLETIVO:

As linhas do transporte coletivo serão reforçadas para atender aos participantes da Romaria. Os itinerários terão alterações durante e após a procissão. No domingo, após às 7h, o Paradão da Avenida Rio Branco e a parada da Rua dos Andradas esquina com a Avenida Rio Branco serão transferidas para a Rua Vale Machado próximo à Câmara de Vereadores. O Ponto de Parada na Avenida Rio Branco, próximo à lotérica, na Galeria Seibel, 755, atenderá as Linhas Camobi, Cohab Fernando Ferrari, UFSM, Salgado Filho, Itararé-Brigada, Linhas Rodoviária, Casa de Saúde/Nonoai, e Jardim Berleze/Maringá.

– Os pontos de embarque e desembarque localizados na Avenida Rio Branco a partir da Rua dos Andradas até o final da Rua Acampamento, estarão desabilitados das 7h até as 10h, em virtude do bloqueio no trecho. Por isso, os ônibus das linhas Sul e Leste, que saem do Centro, a partir do terminal do Colégio Estadual Manoel Ribas (Maneco), e trafegam pela Avenida Rio Branco, no sentido Centro-Bairro, converterão à direita na Rua dos Andradas, à esquerda na Rua Floriano Peixoto, seguir pela via e converter à direita na Avenida Presidente Vargas. Já as linhas para o sentido Oeste, em direção ao Bairro Camobi, saem do Maneco, após trafegam pela Avenida Rio Branco, convertem à esquerda na Rua Silva Jardim, à direita na Rua Benjamin Constant, à esquerda na Rua Bento Gonçalves, à direita na Rua Pinto Bandeira, à esquerda na Avenida Dores e seguem até o bairro;
– Após as 10h, os ônibus que saem do Centro em direção à Basílica, a partir do Maneco, descem a Avenida Presidente Vargas, Avenida Ângelo Bolson e Avenida Medianeira. Para as pessoas que estiverem na Basílica e desejam retornar ao Centro, o ponto de embarque será na Avenida Medianeira, entre as ruas Appel e Visconde de Pelotas, conversão à esquerda na Rua Visconde de Pelotas, segue via Avenida Presidente Vargas e retornam até o Maneco;
– As demais linhas onde existe um adensamento maior da população terão reforço para receber com o maior conforto os usuários advindos da Basílica da Medianeira. A secretaria lembra, ainda, aos passageiros que utilizarem a linha que circula pelas proximidades da Basílica, poderão fazer uso da integração, dentro do horário estabelecido;
– Os veículos do transporte coletivo que saírem do Centro em direção a Basílica, estarão identificados no para-brisas como Romaria.

 

*Informações: Diniana Rubin/ Prefeitura Municipal de Santa Maria

COMENTÁRIOS