PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ponte desaba após colisão de navio cargueiro nos EUA: autoridades buscam vítimas
26/03/2024 11:09 em noticias

Uma ponte desabou na madrugada desta terça-feira (26/3) sobre o Rio Patapsco, na cidade de Baltimore, no estado de Maryland, nos Estados Unidos, após ser atingida por um navio cargueiro.

Vários veículos atravessavam a Ponte Francis Scott Key, que tem aproximadamente três quilômetros de extensão, quando a mesma desabou. Operários também trabalhavam no local, fazendo reparos na estrutura, na hora da tragédia.

Acredita-se que pelo menos sete pessoas estejam dentro d'água. Um sonar detectou a presença de vários veículos submersos.

Barcos e helicópteros fazem parte da operação de busca e salvamento.Até agora, duas pessoas foram retiradas da água, sendo uma delas em estado grave.“Um indivíduo foi levado para um centro de trauma local e encontra-se em estado muito grave", afirmou o chefe da polícia de Baltimore, James Wallace.

De acordo com as autoridades, a temperatura da água no porto de Baltimore é de aproximadamente 9ºC.

Uma pessoa pode sofrer hipotermia quando a temperatura corporal cai abaixo de 35ºC, explica o site do NHS, serviço público de saúde do Reino Unido.Um dos pilares da ponte Francis Scott Key, conhecida como Key Bridge, foi atingido pelo navio por volta de 1h30 (horário local, 2h30, em Brasília).

A ponte tem 47 anos e faz parte da rodovia I-695 que circunda Baltimore — o tráfego na mesma foi desviado após o incidente.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que a ponte desaba dentro d'água.

De acordo com o secretário de Transporte de Maryland, Paul Wiedefeld, operários estavam trabalhando na ponte, “fazendo reparos na plataforma de concreto”, no momento em que a mesma desabou.

O prefeito de Baltimore, Brandon Scott, descreveu o incidente como uma “tragédia impensável”, acrescentando que o foco agora deveria estar na “preservação da vida”.

O governador de Maryland, Wes Moore, declarou estado de emergência no estado.

O desabamento da ponte foi declarado como um incidente com vítimas em massa — o que dá uma noção da gravidade da situação.

As autoridades não dão este tipo de declaração a menos que seja extremamente grave.

Causa da colisão ainda é desconhecida

O navio 'Dali' , com bandeira de Cingapura, tem 300 metros de comprimento — e estava a caminho de Colombo, no Sri Lanka.

A embarcação deixou o porto de Baltimore às 00h44 (horário local, 1h30, em Brasília), antes de desviar da rota e atingir um dos pilares da ponte por volta de 1h30 (horário local).

A companhia de navegação Synergy Marine Group, responsável pelo navio, informou que a causa exata do incidente ainda não foi determinada. E acrescentou que estava “cooperando totalmente” com as agências federais.

Não há indicação de que a colisão tenha sido intencional ou que esteja relacionada a algum ato de terrorismo, mas ainda é muito cedo para determinar a causa, de acordo com as autoridades.

Todos os 22 tripulantes do navio, incluindo os dois pilotos que estavam a bordo, foram localizados — e não há relatos de feridos, acrescentou a companhia.

Mais informações em breve.fonte https://www.bbc.com/portuguese

COMENTÁRIOS