A Defesa Civil emitiu, na manhã desta quarta-feira, um alerta para chuvas intensas com rajadas de vento de até 80 km/h, com risco de descargas elétricas e até mesmo queda de granizo. Isso vale para todas as regiões do Rio Grande do Sul pelas próximas 24 horas.

De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, isso acontece porque há formação de um ciclone - mas que não deve causar destruições. A chuva mais intensa e volumosa tende a se concentrar nas proximidades das cidades de Caçapava do Sul, Santana da Boa Vista, Pelotas e Rio Grande.

- Na Região Central, a chuva tende a ocorrer com intensidade moderada, acompanhada de trovoadas ao longo do dia de hoje. Em Santa Maria, estimo 30 a 40 milímetros, e em Caçapava, São Gabriel e Santana da Boa Vista, acumulados até acima de 50 milímetros - explica Verardo.

 

A instabilidade deve permanecer até esta quinta, diminuindo ao longo do dia. O tempo firme e o sol retornam à região na sexta-feira e deve permanecer até a próxima semana.

As temperaturas diminuem e devem ser mais amenas nos próximos dias, segundo a BaroClima Meteorologia:

  • Quinta: mínima de 19ºC e máxima de 26ºC
  • Sexta: mínima de 14ºC e máxima de 25ºC
  • Sábado: mínima de 13ºC e máxima de 27ºC
  • Domingo: mínima de 16ºC e máxima de 28ºC
  • Segunda: mínima de 16ºC e máxima de 27ºC

EMERGÊNCIA
Em caso de emergência, a comunidade deve acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros pelos telefones 199 ou 193. fonte https://diariosm.com.br/